Larva leptocephalus - Wikimedia Commons
Animais

Invisíveis? Conheça 9 animais que são transparentes

Para se proteger dos predadores, alguns animais acabaram desenvolvendo essa característica tão específica

Luciana Fuoco Publicado em 09/04/2021, às 14h00 - Atualizado às 15h02

A natureza é tão diversa e surpreendente que existem animais de todos os jeitos e cores — alguns parecem nem existir de verdade. É o caso dos animais transparentes. A maioria deles desenvolveu essa característica por causa da necessidade de se proteger de predadores.

1. Hyalinobatrachium iaspidiense

Não é para menos que ela é conhecida como perereca de vidro: o abdômen desse bicho é totalmente transparente! Dá até para ver órgãos, como fígado, coração e intestino — ninguém sabe por que ela é assim. Essa espécie de rã vive em árvores, no Amazonas e na Venezuela, e tem hábitos noturnos.

2. Teuthowenia pellucida

Elas moram em águas profundas do oceano Atlântico, entre 1600 e 2400 metros. São as lulas de vidro que, apesar de medirem até 2 centímetros, absorvem água para aumentarem de tamanho quando se sentem ameaçadas. E não basta ser transparente: elas também possuem órgãos luminosos dentro dos olhos esbugalhados e quando se contrai transforma-se toda em uma bola. Os pesquisadores acreditam que, devido à profundidade em que vive, ela não tem necessidade de ter cor.

3. Greta oto

Essa espécie de borboleta, comum do México ao Panamá, além da Colômbia e Venezuela, impressiona tanto que, em espanhol, ganhou o apelido de espejitos (pequenos espelhos). Se não fosse o contorno das asas, ela passaria despercebida. As asas são transparentes porque o tecido entre as veias do inseto não possui as escamas coloridas que são comuns entre as borboletas.

4. Macropinna micróstoma

Não é só a falta de cor que impressiona na cabeça do peixe barreleye! Ele tem olhos em formato de tubo: além de serem bons em captar luz, eles giram bastante dentro da cabeça transparente. Assim, o peixe consegue olhar para cima ou para frente, sempre vendo através da cabeça transparente. Ele pode ser encontrado nas águas profundas dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico.

5. Chionodraco hamatus

Apesar de ser chamado de crocodilo ice-fish, esse animal é um peixe. O apelido vem do formato do focinho, que lembra o do réptil. A aparência invisível se deve ao sangue, quase sem cor — são os únicos vertebrados conhecidos sem hemoglobina (proteína do sangue que transporta o oxigênio e dá a cor vermelha). Ele sobrevive às águas abaixo de zero ao redor da Antártida.

6. leptocephalus

Com o corpo formado por substâncias gelatinosas, a larva das enguias marinhas, presentes no mundo todo, podem passar despercebidas por aí. Até chegarem à fase juvenil, quando sofrem uma metamorfose e se transformam em enguias, esses animais não têm glóbulos vermelhos. Assim, ficam quase invisíveis por até um ano!

7. Swima bombiviridis

Essa espécie de anelídeo provavelmente é transparente por viver na escuridão do fundo do mar, nas costas das Filipinas, México e leste dos Estados Unidos. Mesmo assim, o bicho libera uma substância na cor verde para distrair predadores. As cerdas ao longo do corpo atuam como remos, impulsionando o bicho na água.

8. Clione limacina

Ela parece ter saído de um desenho animado, mas é a borboleta-do-mar, uma espécie de lesma marinha, encontrada no Ártico e na Antártida. O bicho é incrível: sobrevive por até 1 ano sem comer nada! Acredita-se que ela não precisa de cor por viver em águas profundas.

9. Cyanogaster noctívaga

Esse peixe de apenas 2 centímetros vive na Amazônia. É o cyanogaster noctívaga — cyanogaster é “estômago azul” e noctívaga, “vaguear noturno”. O corpo dele é transparente apenas quando está vivo. Ao morrer, ganha um tom branco — cientistas estão estudando por que isso acontece!

animais Brasil Estados Unidos Zoo bichos México Filipinas Amazônia camuflagem proteção fauna cores Venezuela Antártida Colômbia característica Panamá rã de transparente predadores

Leia também

Espécies do verão: 7 bichos típicos do calor


Confira 8 bichos que podem estar vivendo escondidos na sua casa


Peixes abissais: As criaturas que vivem no fundo do mar


Cabra, cabrito e bode: Descubra a diferença entre esses animais


Por que a água-viva queima?


13 expressões relacionadas a animais