Recreio
Mapa-Múndi / Países

Vizinhos do Brasil: Conheça um pouco mais sobre a Venezuela

Com uma cultura muito rica, o país é apenas alguns anos mais velho que o Brasil e conta com belíssimas paisagens

Letícia Yazbek Publicado em 06/08/2021, às 13h00 - Atualizado às 15h00

Bandeira da Venezuela - Pixabay
Bandeira da Venezuela - Pixabay

Até 1498, a região da Venezuela era habitada por índios caraíbas, chibchas e aruaques, quando o italiano Cristóvão Colombochegou às terras, sob ordens do governo espanhol. Os espanhóis passaram a explorar a colônia a partir do século 16, investindo na plantação de cacau e café. A independência da Venezuela foi declarada em 1811, sob a liderança de Simon Bolívar. Depois de várias batalhas, o país se tornou realmente independente, em 1819.

Diferentes regiões

A população da Venezuela é formada por descendentes de africanos, indígenas e espanhóis. A cultura Venezuela mistura elementos dessas etnias. Cada região do país apresenta costumes diferentes, com danças e músicas locais. O artesanato, principalmente a cerâmica, é muito importante para a cultura do país, influenciado pelos antigos povos que habitaram a região. A música, o teatro, o cinema, a culinária e a decoração são pontos fortes da cultura venezuelana. As principais celebrações são o Natal, os Reis Magos, O Carnaval e a Páscoa, que são celebrados de acordo com os costumes de cada região.

Idiomas oficiais

O idioma mais falado na Venezuela é o espanhol. Há também mais de trinta línguas indígenas que também são consideradas idiomas oficiais, como o wayúu, warao e pemón. Nas regiões próximas à fronteira com o Brasil, é falado o português. Outros idiomas são falados por imigrantes, como inglês, italiano e árabe.

Prato cheio

Com influências indígenas, africanas e europeias, a culinária da Venezuela é rica em pratos com carnes, farinha de trigo e milho. A arepa é uma espécie de pão de milho com recheio de queijo, carne ou frutos do mar. Outro prato típico é o pabellón criollo, feito de arroz, feijão preto, carne desfiada e banana frita. Já a hallaca é um prato especial, servido em datas comemorativas. Ela é feita de fubá com recheio de carne e embalada por folhas de bananeira.

De acordo com a altitude

O clima da Venezuela é tropical, com verões quentes e secos e invernos frios e chuvosos. A temperatura costuma ser constante durante todo o ano e só é alterada pela altitude. Em Caracas, a 900 metros de altura acima do nível do mar, a temperatura varia de 18 a 23 graus Celsius. Já nas montanhas, com altitude acima de 4.700 metros, a temperatura costuma ficar abaixo de zero graus Celsius. A melhor época para visitar o país é entre dezembro e abril, durante a estação seca.

Vista completa

A capital Caracas é uma cidade grande, com grande quantidade de parques, praças, restaurantes e centros comerciais. Quem visitar a cidade pode dar um passeio no teleférico Warairarepano. Ele sobe cerca de 3,5 quilômetros e chega à montanha Ávila. De lá, dá para apreciar uma bela vista da cidade. Não deixe de conhecer a Catedral de Caracas, o Palácio Municipal, o Museu de Arte Colonial, a Praça Venezuela e o Parque del Este.

Praias paradisíacas

A Venezuela recebe muitos turistas em busca de praias, paisagens surpreendentes e quedas livres. As praias Medina e Colorada são as atrações da região oeste do país. As ilhas Margarita e Coche também têm praias incríveis. O arquipélago Los Roques, a 176 quilômetros ao norte de Caracas, é formado por 42 ilhas e considerado o maior parque marinho da América Latina. As praias têm áreas brancas e águas cristalinas.