Recreio
Mapa-Múndi / Oceanos

Oceano Atlântico: Entre as Américas, África e Europa

Segundo maior oceano do mundo, atrás apenas do Pacífico, ele banha todo o litoral do Brasil

Maria Carolina Cristianini Publicado em 25/01/2020, às 13h00

Getty Images
Getty Images

O Atlântico fica entre a Europa e a África (a leste) e a América (a oeste), banhando o litoral do Brasil. O nome vem de Atlas, filho de Netuno – na mitologia grega, Netuno era o deus dos mares.

Esse oceano ocupa uma áea de 106 milhões de quilômetros quadrados, cerca de 11 vezes a área dos Estados Unidos. As águas do Atlântico têm uma profundidade média de 3.300 metros, e uma temperatura de aproximadamente 30 graus Celsius, durante o verão.

Fica no Atlântico uma das regiões mais misteriosas do planeta: o Triângulo das Bermudas. Vários barcos e aviões já sumiram por lá! Trata-se de uma área perto do Caribe, demarcada por três pontas: o sul da Flórida, Porto Rico e as ilhas Bermudas. Para os cientistas, o que causa desastres são tempestades e abismos submarinos, como a fossa de Porto Rico, que com 8 648 metros de profundidade. Mas há quem acredite que o lugar seja um portal para outra dimensão.

O Atlântico abriga a maior ilha do mundo! É a Groenlândia, com cerca de 2 milhões de quilômetros quadrados. O território da ilha é coberto por gelo e por lá vivem mais ou menos 55 mil pessoas.

Também é nesse oceano que fica o Mar dos Sargaços. São 5 milhões de quilômetros quadrados no Atlântico, na região do Caribe, cobertos por um tapete da alga sargaço. A região ganhou fama na época dos descobrimentos (entre os séculos 15 e 16): navegadores europeus constavam histórias sobre embarcações que ficavam presas entre as algas! Hoje, sabe-se que muitos animais vivem no local (como tartarugas-marinhas), protegidos de predadores e rodeados por comida.

Sabia que existem cordilheiras (cadeias de montanhas) submarinas? A maior delas fica no fundo do Atlântico: a dorsal Mesoatlântica, com cerca de 16 mil quilômetros de extensão. Essas montanhas se formam a partir da movimentação das placas tectônicas e os picos mais elevados alcançam a superfície do mar. É o caso do arquipélago de Fernando de Noronha, no Brasil.

Um dos mares que se liga ao Atlântico é o Mediterrâneo. Ele está a oeste da Ásia e tem águas que separam a Europa da África. De leste a oeste (entre a Espanha e o Marrocos), o Mediterrâneo se estende por cerca de 4 mil quilômetros e, de norte a sul (entre a Croácia e a Líbia), por mais ou menos 800 quilômetros.

Desde 1914, os oceanos Atlântico e Pacífico estão ligados pelo canal do Panamá. Este é um dos portos mais movimentado do mundo: metade dos navios de carga que circula pelo mundo passa por ele todos os anos!

Consultoria: Claudio Egler (professor do Departamento de Geografia da UFRJ).