Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Mapa-Múndi / Ano Novo

5 povos que não comemoram o Ano Novo em 1º de janeiro

Em alguns lugares do planeta, o Ano Novo não é comemorado no dia 1º de janeiro. Conheça!

Redação Publicado em 01/01/2024, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de ano novo - Pixabay
Imagem ilustrativa de ano novo - Pixabay

No dia 1º de janeiro, é comemorado internacionalmente o Ano Novo. A data, que é feriado mundial, marca o início de um novo ano, segundo o calendário gregoriano. No entanto, apesar da maioria das nações celebrarem o réveillon no mesmo dia, ainda existem muitos lugares que realizam a comemoração em outras datas.

Isso acontece devido ao calendário adotado por esses povos, que acaba sendo diferente daquele que estamos acostumados. Pensando nisso, separamos uma lista com cinco povos que não comemoram o Ano Novo em 1º de janeiro. Confira!

1. Muçulmanos

Para os muçulmanos, o Ano Novo não possui uma data fixa. A data é utilizada para comemorar o êxodo do grande profeta Maomé, e pode acontecer a partir de maio, seguindo o calendário islâmico lunar.

O mês em que marca a chegada do novo ano é chamado de Muharram. No primeiro dia, considerado o dia de ano novo, eles costumam celebrar com meditações e muitas orações. Já no décimo acontece a comemoração da Ashura, o ponto máximo das orações, onde os muçulmanos precisam praticar o jejum.


2. Chineses

Na China, o Ano Novo acontece baseado no calendário lunar, e por isso também não possui uma data fixa, já que ele considera as fases da Lua, e pode acontecer entre os meses de janeiro e fevereiro.

Os chineses costumam celebrar a data com uma grande festa, contendo inúmeras decorações vermelhas, e com o dragão como um dos principais símbolos para afastar os maus espíritos do novo ano que está começando.  


3. Judaicos

Chamado pelo povo judaico de Rosh Hashana, seu ano novo acontecerá entre os dias 15 a 17 de setembro de 2023. Entre um dos principais costumes, está o toque de uma corneta chamada shofar. Seu som é responsável por simbolizar um chamado ao despertar.

Além disso, as pessoas também possuem a tradição de incluir frutas e alimentos com mel durante esse período, para que o ano que acabou de começar seja doce.


4. Etíopes

Para o povo etíope, o início das comemorações do Ano Novo, acontecem no dia 11 ou 12 de setembro, dependendo se o ano é bissexto ou não. A data é chamada por eles de Ekutatash, que significa “presente de jóias”, e faz referência ao período histórico em que a rainha do Sabá retornou à Etiópia após fazer uma visita ao rei Salomão.

Nessa época, os etíopes costumam celebrar com banquetes entre familiares e amigos, contendo muito pão de pita e carne de frango.


5. Tailandeses

O Songkram, Ano Novo tailandês, acontece no dia 13 de abril de cada ano, marcando a volta do Sol em Áries no mapa astral, conforme o calendário budista. A data recebeu esse nome, pois a palavra “Songkram”, que tem origem do sânscrito, significa “passagem astrológica”.

Já durante as celebrações, a população costuma utilizar muita água para simbolizar a purificação. Por isso, é extremamente comum que as ruas da Tailândia sejam fechadas nessa época do ano para ocorrerem grandes “guerras de água”, onde pessoas das mais diferentes idades se reúnem para jogar água umas nas outras.