Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Mapa-Múndi / Brasil

Região globalizada: conheça a região Sudeste do Brasil

Além de ser a área com mais desenvolvimento no Brasil, o Sudeste abriga cidades globais, e mais de 40% da população brasileira

Redação Publicado em 25/01/2024, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Avenida Paulista, em São Paulo - Pixabay
Avenida Paulista, em São Paulo - Pixabay

Região industrial

Com área de cerca de 924 mil quilômetros quadrados (11% do território brasileiro), o Sudeste é composto por quatro estados: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Essa é considerada a região mais desenvolvida do país, responsável por 60% do Produto Interno Bruto (PIB)*brasileiro. Ainda é a mais importante área industrial, comercial e financeira de todo o nosso país

*PIB: medida do valor dos bens e serviços que o país produz em um período (na agropecuária, indústria e serviços).

Lado bom e ruim

Essa região soma 80 milhões de habitantes — isso é 42% da população brasileira. O Sudeste também possui alto índice de urbanização: 92% das pessoas moram nas cidades. Mas tanta gente fez com que os problemas urbanos não parassem de crescer nos últimos anos: há muita poluição, trânsito, desigualdade social, falta de moradia e violência.

Produção máxima

O Sudeste é o principal responsável pela economia brasileira — é a região mais industrializada (há indústrias de alimentos, automóveis, metalúrgicas e tecnológicas). Essa parte do país também é a mais desenvolvida nas atividades agrícolas modernas e em serviços, como bancos. Ainda reúne duas das 21 cidades do mundo (considerando a área metropolitana — ao redor da cidade) com mais de 10 milhões de habitantes: São Paulo (3º lugar) e Rio de Janeiro (14º lugar).

No paladar

As manifestações culturais são muito diversificadas, com influências de povos indígenas, africanos, europeus e asiáticos. Na culinária, por exemplo, ganham destaque: a moqueca capixaba (Espírito Santo); o pão de queijo, o feijão tropeiro e a mandioca (Minas Gerais); a feijoada e bolinho de bacalhau (Rio de Janeiro); o cuscuz paulista e o virado à paulista (São Paulo).

Ao longo da região

  • Vegetação: o destaque fica com a Mata Atlântica. Há também a Mata Araucária (sul de São Paulo) e a caatinga (norte de Minas Gerais).
  • Clima: os que predominam são o tropical úmido e o tropical semiúmido, com geadas ocasionais.
  • Hidrografia (conjunto de mares, rios e lagos): o Rio São Francisco, o mais importante da região Nordeste, nasce em Minas Gerais, na Serra da Canastra. A região também tem usinas hidrelétricas, como Três Marias (Minas Gerais) e São Simão, na divisa entre Minas Gerais e Goiás.

População em cada estado

Minas Gerais: 20,9 milhões

Espírito Santo: 3,9 milhões

Rio de Janeiro: 16,6 milhões

São Paulo: 44,7 milhões