Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Mapa-Múndi / Natal

Ao redor do mundo: Como é o Natal em outros países?

Confira quais como são as tradições natalinas realizadas em outros países do mundo

Redação Publicado em 25/12/2023, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de uma criança no Natal - Pixabay
Imagem ilustrativa de uma criança no Natal - Pixabay

No Brasil, a maioria das pessoas costuma comemorar o Natal na véspera, em 24 de dezembro, se reunindo com a família, enquanto espera o relógio bater meia-noite para todos se deliciarem com uma bela ceia, e logo após trocar seus presentes. Mas, você sabia que essa tradição não é universal?

Em outros países, é comum encontrar tradições completamente diferentes das que estamos acostumados. Na Coreia do Sul, por exemplo, se reunir com a família não faz parte do costume. No lugar, os coreanos costumam passar a data ao lado de amigos ou namorados, sendo um feriado bem romântico.

Pensando nessas diferenças, confira como os outros países costumam comemorar as festanças natalinas!

Japão

O Natal no Japão é bem semelhante ao da Coreia do Sul. Por lá, as pessoas encaram a data como uma espécie de “Dia dos Namorados”, sendo extremamente comum que casais se encontrem para trocar presentes, ou saírem para um jantar romântico. Além disso, a ceia dos japoneses não é composta por pernis, perus, ou uvas-passas, mas sim, por frangos da rede de fast-food do KFC.


Estados Unidos

Diferente do Brasil, nos Estados Unidos o dia 24 de dezembro é visto apenas como um dia comum. As comemorações por lá começam de fato na manhã do dia 25, quando a primeira coisa a se fazer quando acordar é conferir os presentes embaixo da árvore. Já a ceia acontece no almoço, e conta com peru, pernil e torta de maçã.


Reino Unido

No geral, o Natal no Reino Unido é bem parecido com o dos Estados Unidos, com algumas diferenças apenas entre as comidas e bebidas. Além disso, uma das grandes tradições de lá é a transmissão anual do discurso de natal do monarca — atualmente, o rei Charles III

rei charles
Rei Charles III em primeiro pronunciamento ao Reino Unido / Crédito: Getty Images

Islândia

O Natal na Islândia pode ser um pouco caótico quando falamos do clima. Nessa época, os termômetros podem marcar -30º, os ventos chegam a velocidades próximas a de furacões, e existem apenas poucas horas de luz do sol durante o dia. No entanto, uma das maiores tradições do país é de trocar livros após a ceia, e passar algum tempo lendo os seus presentes ao lado de seus familiares.


França

Na França, as comemorações do dia 24 de dezembro são conhecidas como “réveillon”, e a ceia costuma ter cerca de seis horas, de acordo com o portal Expatica, além de, em algumas regiões, ser comum a refeição contar com 13 sobremesas, representando Jesus e os 12 apóstolos. Além disso, os franceses possuem a tradição de deixar seus sapatos ao lado da lareira para que sejam preenchidos de presentes do Papai Noel, e todas as cartas enviadas ao bom velhinho são obrigatoriamente respondidas com um cartão postal.


China

Diferente de muitas partes do mundo, o Natal não é um feriado na China. Contudo, devido à grande influência mercadológica do ocidente, a data é muito importante para os comércios. Dessa forma, as pessoas acabaram adotando o costume de apenas se reunir para jantar juntos e trocar alguns presentes.