Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Viva a História / Ano Novo

Por que soltamos fogos de artifício no Ano Novo?

Você já se perguntou por que soltamos fogos de artifício no Ano Novo? Descubra a origem dessa tradição realizada mundialmente!

Daniela Bazi Publicado em 31/12/2023, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de fogos de artifício no Ano Novo - Pixabay
Imagem ilustrativa de fogos de artifício no Ano Novo - Pixabay

Um dos momentos mais aguardados do Ano Novo é a belíssima queima de fogos de artifício que acontecem em diferentes regiões do mundo. O costume sempre acontece ao badalar da meia-noite, marcando o início de um novo ano e um novo ciclo. Mas, você sabe de onde surgiu essa tradição?

Origem asiática

Segundo a Cartilha de Segurança do Consumidor de Fogos de Artifício, acredita-se que os fogos tiveram sua origem na China, há mais de 2 mil anos. Naquela época, o costume dos chineses era de utilizar o chamado “fogo químico” na ponta de seus bambus, com o intuito de afastar todos os espíritos malignos durante a passagem do ano.

Com o passar dos anos, a pólvora utilizada nos fogos de artifício foi levada para a Europa e Oriente Médio onde, graças ao avanço do estudo da química, foi possível aperfeiçoar o item, e transformá-lo nos belos fogos que vemos nos céus hoje em dia.

Chegada ao Brasil

Os fogos de artifício aterrissaram no Brasil junto com os imigrantes italianos e portugueses, há mais de um século. No entanto, por aqui, o item passou a ser utilizado muito além das festividades de final de ano, sendo extremamente comum as pessoas soltarem fogos em eventos esportivos, celebrações religiosas, ou até mesmo eventos particulares como pedidos de casamento ou chá revelação.

fogos de artifício
Fogos de artifício / Crédito: Pixabay

Além disso, o segundo maior produtor de fogos de artifício, ficando atrás apenas da China, também é brasileiro: a região de Santo Antônio do Monte, em Minas Gerais. O município é considerado o maior polo de fogos do Brasil, sendo responsável por mais de 90% dos fogos de artifício produzidos por aqui.

Festas populares

Hoje em dia, uma das queimas de fogos de réveillon mais populares de nosso país é a da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Mas, você sabia que essa tradição não começou nas areias?

A primeira edição do evento aconteceu em 1980, no extinto hotel Meridien, também em Copacabana. Naquela época, os fogos foram lançados do 39º andar do edifício, chamando a atenção de todos por ali. Dessa forma, diversos hotéis passaram a aderir à ideia, com o intuito de atrair mais turistas.

A grande festa na areia da praia só começou a ser feita na década de 90, quando a prefeitura do Rio de Janeiro decidiu incrementar a festança, adicionando além de um espetáculo de fogos de tirar o fogo, um palco para a realização de shows no momento da virada do ano.