Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

O que foi o famoso 'vestido da vingança' de Lady Di?

Retratado na nova temporada de 'The Crown', o vestido da vingança entrou para a história durante uma aparição pública de Lady Di

Daniela Bazi Publicado em 09/11/2022, às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Elizabeth Debicki como princesa Diana utilizando o vestido da vingança em The Crown - Divulgação/Netflix
Elizabeth Debicki como princesa Diana utilizando o vestido da vingança em The Crown - Divulgação/Netflix

Desde o início, o relacionamento entre o atual rei Charles III e a princesa Dianafoi coberto por inúmeras polêmicas. O relacionamento gerou dois filhos, os príncipes William e Harry, mas foi marcado por infidelidades de ambos os lados, resultando no divórcio, oficializado em 1996.

O casal real, no entanto, já estava separado desde 1992, ano descrito pela rainha Elizabeth IIcomo “annus horribilis” (ano horrível, em português), devido as inúmeras controvérsias envolvendo a família real britânica. O período é um dos destaques da nova temporada da série “The Crown”, da Netflix, que chegou à plataforma de streaming nesta quarta-feira, 9. Confira o trailer!

Dois anos antes dos papéis oficiais da separação entre Charles e Diana saírem, a Princesa de Gales protagonizou um momento que é relembrado mundialmente até os dias atuais, e está presente nos novos episódios de “The Crown”: o famoso vestido da vingança.

Vestido da vingança?

Em 24 de junho de 1994, o então príncipe Charles confirmou publicamente que não foi fiel a sua esposa durante seu casamento, chocando pessoas dentro e fora do Reino Unido. Na mesma noite, Diana participou do evento anual da revista Vanity Fair, em Londres, Inglaterra, onde utilizou um vestido diferente dos usados pela monarquia, e que marcou sua “vingança” contra seu marido, segundo os tabloides da época.

A peça se tratava de um cocktail preto, que deixava seus ombros a mostra e transmitia um visual forte, independente e glamuroso. O look da princesa conseguiu impactar o público e os jornais, que passaram a chamar a vestimenta de “vestido clássico da vingança”.

Apesar de ter entrado para a história, esse não era um figurino que Diana costumava usar por achar ser muito ousado para a realeza, e quase não foi utilizado no fatídico dia. De acordo com a ex-estilista da princesa, Anna Harvey, Lady Di deveria usar uma criação da marca Valentino, mas mudou de ideia após ver um comunicado sobre o visual do evento. "Ela queria parecer um milhão de dólares. E conseguiu", disse a profissional.

Segundo o jornalista e estilista britânico Alex Longmore, o principal motivo para o sucesso do vestido foi o visual final da própria Princesa de Gales.

"Era o caso clássico de uma mulher usando o vestido e não o contrário. Era exatamente o oposto do 'traje da princesa' que havia sido manchete nos anos 80. Um de seus estilistas favoritos, David Sassoon, lembrou que 'houve uma tremenda mudança na menininha tímida que eu vesti inicialmente para essa mulher abertamente glamorosa'”, explicou Longmore.

Alex ainda completou dizendo que “o sorriso dela, sua confiança e seus ombros que tornam essas fotos tão memoráveis. Ela está radiante, feliz e no controle. Além de perder o título de HRH (sigla para 'Her Royal Highness', 'Sua Alteza Real', em português), ela se saiu muito bem depois de deixar a empresa. Naquela noite, Diana imortalizou um vestidinho preto e, uau, ela fez isso bem”.