Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Viva a História / Dinossauros

Estrutiomimo: O dinossauro "imitador de avestruzes"

Saiba mais sobre o dino que viveu há mais de 70 milhões de anos e se parecia com um avestruz

Maria Carolina Cristianini Publicado em 12/02/2022, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Estrutiomimo no jogo Jurassic World Evolution - Divulgação/Youtube/Throneful
Estrutiomimo no jogo Jurassic World Evolution - Divulgação/Youtube/Throneful

O estrutiomimo é das família fos ornitomimídeos, ou seja, “imitadores de aves”. Esses dinos tinham semelhanças com as aves atuais, como o formato do corpo e um tipo de bico. Pesquisas indicam que talvez eles tivessem até penugem sobre o corpo. Os fósseis do estrutiomimo foram encontrados pela primeira vez em 1913, e o nome científico dele quer dizer “imitador de avestruzes”.

Acelerado

O estrutiomimo podia medir até 4 metros de comprimento. Ele tinha pernas compridas, canelas mais longas do que as coxas e dedos alongados. Era capaz de andar sobre as duas patas traseiras e usava a cauda comprida e fina para manter o equilíbrio nas corridas. Chegava a uma velocidade de cerca de 50 quilômetros por hora.

Turma unida

Os estrutiomimos viviam em grupos para se proteger de dinos caçadores. Os filhotes contavam com a proteção de adultos até que aprendiam a se alimentar e a se defender sozinhos.

De olho em tudo

O estrutiomimo tinha olhos grandes e devia ter uma ótima visão. Quando percebia a aproximação de qualquer perigo, colocava as longas pernas para funcionar e fugia rapidamente. Se não conseguia escapar, usava as garras afiadas para se defender ao ataque.

A ordem é comer

Na hora de comer, o estutiomimo usava o bico sem dentes para abocanhar o alvo. E ainda contava com os braços, as mãos e as garras para alcançar e segurar os alimentos com mais facilidade.

Cardápio variado

Esse dino comia carne e vegetais. Os cientistas acreditam que ele ainda andava por campos abertos em algumas regiões da América do Norte em busca de folhas, frutas, pequenos mamíferos, insetos e ovos.

Ficha do dino

Nome científico: Struthiomimus

Tamanho: até 4 metros de comprimento e até 2,5 metros de altura

Peso: cerca de 140 quilos

Onde viveu: no Canadá e nos Estados Unidos

Quando viveu: entre 76 e 70 milhões de anos atrás, no Período Cretáceo

Alimentação: plantas, frutas, animais pequenos e ovos

Predadores: dinos carnívoros