Viva a História | Brinquedos

8 brinquedos atuais que surgiram há muito tempo

Bola, boneca, patins e diversos outros brinquedos que você adora surgiram há muito tempo. Conheça essa história

domingo 1 dezembro, 2019
Foto:Getty Images

Bola

Os primeiros modelos surgiram 6.500 anos atrás, no Japão, e eram feitos de bambu. Na Grécia e na Roma antigas, o material usado era o couro, com recheio de crina de cavalo, penas de aves e até bexiga de animais. Foi só em 1950 que a bola começou a ser feita de plástico.

Notícias Relacionadas

Boneca

Embora as primeiras versões tenham aparecido há 40 mil anos, adoradas como figuras de deusas, foi só há 5.000 anos, no Egito, que as bonecas viraram brinquedos. A confecção já foi de barro, pano, papel e louça – hoje, são feitas de plástico ou borracha. A primeira fábrica de bonecas surgiu em 1413, na Alemanha.

Pião

Arqueólogos acharam piões de argila na Babilônia (região da antiga Mesopotâmia, atualmente território da Síria), em túmulos de crianças da época. Os primeiros modelos surgiram há cerca de 2.000 anos. No Brasil, o brinquedo chegou com os primeiros colonizadores portugueses.

Bolinha de gude

As primeiras eram feitas de argila ou madeira, e surgiram cerca de 5.000 anos atrás. Imperadores romanos paravam na rua só para assistir disputas com o brinquedo, muito popular entre os homens do exército romano.

Bambolê

Surgiu no Egito, cerca de 3.000 anos atrás, no Egito, e era fabricado com fios secos de parreira – planta de onde nasce a uva. As crianças egípcias usavam o bambolê para imitar artistas que dançavam com aros em volta do corpo.

Casa de boneca

As casas de bonecas vêm da Alemanha e surgiram por volta de 1560. Um dos primeiros relatos sobre elas, conta que um duque de Baviera presenteou a filha mais velha com um modelo de quatro andares – e que demorou cerca de 2 anos para ficar pronto!

Patins de gelo

Os patins surgiram há 3.000 anos, na Escandinávia, região da Europa. As lâminas para que eles deslizassem eram feitas de ossos da costela dos bois, renas e outros animais (atualmente, a lâmina é de metal). Já os patins com rodas surgiram em 1750, inventados pelo belga Joseph Merlin.

Soldado de chumbo

Os bonecos que representavam soldados foram usados por reis em jogos de guerra a partir do século 13. Tanto que Luís IX, rei da França, articulava batalhas com os soldadinhos, por exemplo.



Fonte: A História do Brinquedo (Cristina Von, Editora Alegro).

Christiane Oliveira e Lucas Vasconcellos
Leia Mais:

Assine e Ganhe

FAMOSOS

  1. 1 Nem sempre os livros contam histórias inventadas. Confira cinco sugestões de obras baseadas em fatos reais 5 livros sobre histórias reais
  2. 2 Qual é a importância da música na nossa vida?
  3. 3 Quando usar mais e mas?
  4. 4 5 livros sobre a felicidade
  5. 5 A poluição do plástico no meio ambiente