Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Natureza / Brasil

10 curiosidades sobre o Pantanal

Em algumas épocas do ano, o Pantanal se transforma: inunda e vira um rio. Saiba mais sobre ele

Redação Publicado em 06/02/2020, às 10h00 - Atualizado em 19/03/2022, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bioma Pantanal - Pixabay
Bioma Pantanal - Pixabay

1. Considerado uma das maiores porções contínuas de terras úmidas do planeta, o Pantanal tem 210 mil quilômetros quadrados — desse total, 150 mil estão em nosso país , e o restante está no Paraguai e na Bolívia. Em território brasileiro, 65% do Pantanal está no Mato Grosso do Sul e 35% no Mato Grosso.

2. Nesse bioma, é comum que chova muito entre os meses de outubro e março. Quando os terrenos — que costumam ser planos — ficam alagados, surgem rios e lagoas, fazendo áreas antes isoladas se comunicarem. Esse processo também fertiliza a região.

3. No período de chuva, as primeiras gotas encontram um solo seco e poroso (cheio de furos), mas são rapidamente absorvidas. A partir disso, a terra fica constantemente umedecida e logo se vê o verde, pois muitas espécies de plantas da região só vivem bem quando há água. Na época de cheias, 80% do Pantanal e da região ficam alagados.

4. O Pantanal é influenciado diretamente por três biomas: Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica. E também recebe a intervenção do bioma Chaco (nome dado ao Pantanal no norte do Paraguai e leste da Bolívia).

5. Uma das coisas mais legais sobre o Pantanal é que essa área ainda abriga grande quantidade de animais que estão ameaçados de extinção em outros locais, como o tuiuiú, a ave símbolo do Pantanal.

tuiuiús ao lado de um lago
Tuiuiús em seu habitat natural / Crédito: Pixabay

6. Comunidades indígenas, quilombolas (grupos formados por descendentes de negros, que, no período da escravidão, fugiram e formaram vilarejos — os quilombos), entre outras ainda vivem na região. Elas são muito importantes, pois influenciam diretamente na formação cultural da população pantaneira.

7. Nas planícies (regiões que ficam alagadas na época das cheias) é possível ver vegetação de gramíneas (como a grama ou capim). Já nas regiões intermediárias, desenvolvem-se pequenos arbustos e vegetação rasteira. Nas áreas mais altas ficam árvores de grande porte, como aroeira, ipê, figueira, palmeira e angico.

8. Se um dia você visitar o Pantanal, com certeza verá jacarés espalhados pelos pântanos. As espécies jacaré-do-pantanal, jacaré-do-papo-amarelo e jacaré-paguá são vistas aos milhares, vivendo uns em cima dos outros!

9. No Pantanal há cerca 263 espécies de peixes. O maior é o jaú, com até 1,5 metro de comprimento e 120 quilos. Esse bioma tem 41 espécies de anfíbios e 113 espécies de répteis.

10. Apesar da ação humana, que vem desmatando parte da vegetação do país ao longo dos anos, o Pantanal mantém 83,07% da cobertura vegetal nativa.