Recreio
Natureza / Brasil

7 parques nacionais para curtir a natureza do Brasil

O Brasil está cheio de áreas chamadas de Parques Nacionais: lugares que conservam a fauna e a flora e atraem muitos turistas

Bruna Cardoso Publicado em 15/01/2022, às 11h00

Reprodução
Reprodução

Um parque nacional é uma Unidade de Conservação (UC), ou seja, um território delimitado e que deve ser conservado. O Brasil tem 69 deles! Um local só recebe esse título se possuir os seguintes itens: ecossistemas (conjunto das relações de interdependência dos seres vivos entre si e com o ambiente) de grande importância ecológica e beleza, possibilidade de realização de pesquisas científicas, atividades educacionais, recreação e turismo ecológico.

1. Parque Nacional da Chapada Diamantina

O Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia é conhecido, desde 1985, por preservar a essência da natureza local, com grutas, cavernas, cânions e rios distribuídos em uma área de 152.000 mil hectares. Uma gruta muito famosa é o Poço Azul, onde os turistas podem nadar.

2. Parque Nacional do Iguaçu

Considerado Patrimônio Mundial Natural pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), o Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, foi criado em 1939 e possui 185.252 mil hectares. O local abriga enorme diversidade de animais e vegetais, além de conservar parte da Mata Atlântica. E ainda tem as Cataratas de Iguaçu: 275 quedas de água, que também estão em parte do Parque Nacional Iguazú, em Misiones na Argentina.

3. Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Criado em 1981 para proteger a fauna, a flora e a beleza natural de Barreirinhas no Maranhão, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses possui 156.584 mil hectares. Com dunas de areia de até 40 metros de altura e uma área de 70 quilômetros de praias, pode ser visitado o ano inteiro.

4. Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha

Fernando de Noronha, parte de Pernambuco, é um arquipélago formado por 21 ilhas e rochedos. Para valorizar o ambiente e proteger os ecossistemas marinhos e terrestres, surgiu, em 1988, o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, com uma área de 11.270 mil hectares. Quem vai até lá aproveita as lindas praias!

5. Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

O cerrado brasileiro (forma de vegetação com árvores de pequeno porte e folhas grossas) está bem protegido no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Criado em 1961 e com área de 65.514 mil hectares, tem como objetivo ajudar na educação ambiental e em pesquisas científicas.

6. Parque Nacional da Chapada dos Guimarães

Os 33 mil hectares de formação rochosa de arenito e cachoeiras transformam o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso em um dos mais belos do nosso país. Desde 1989, ajuda em pesquisas e na educação por possuir sítios arqueológicos de povos antigos e preservar recursos naturais.

7. Parque Nacional da Tijuca

Que tal conhecer a Pedra da Gávea e o Cristo Redentor? Basta ir ao Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, criado em 1961. São aproximadamente 3.200 mil hectares no meio da Mata Atlântica.