Recreio
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Natureza / Natureza

4 fatos curiosos sobre animais, que você provavelmente não sabia

Dos tubarões aos dinossauros: Confira esses fatos!

Redação Publicado em 08/04/2020, às 19h30 - Atualizado em 30/01/2022, às 09h00

Cena do filme O Espanta Tubarões - Divulgação
Cena do filme O Espanta Tubarões - Divulgação

1. O ofalto apurado dos tubarões

Em geral, os tubarões só ficam ferozes ao sentir cheiro de sangue se estiverem com muita fome. Esses animais têm o olfato muito apurado: são capazes de sentir o odor de sangue a quilômetros de distância. Se o tubarão estiver em um momento de fome, identifica de onde vem o cheiro e vai direto ao local. Nesse caso, faz de tudo para capturar o alimento e pode ser agressivo. Mas, se tiver se alimentado há pouco tempo, o cheiro de sangue não despertará qualquer tipo de fúria.

2. O maior dinossaurou que já viveu na Terra

O espinossauro

Vários dinossauros são considerados os maiores do mundo. Entre os herbívoros, dois deles disputam o primeiro lugar: o argentino argentinossauro e o chinês mamenquissauro, ambos com quase 40 metros de comprimento. Já entre os carnívoros, o campeão é o de sempre: o africano espinossauro, com 16 metros de comprimento.

3. O cavalo-marinho macho dá á luz os filhotes no lugar da fêmea

Porque, dessa maneira, a espécie diminui pela metade o tempo de gestação dos filhotes. Funciona assim: a fêmea deposita os óvulos na bolsa incubadora do macho; o pai, então, fecunda os óvulos e os carrega. No tempo em que os filhotes estão com o macho, a fêmea segue produzindo óvulos, que serão fecundados no próximo acasalamento. O processo de gestação dura entre nove e 69 dias.

4. A verdadeira cor dos pintinhos

Pintinhos amarelos / Crédito: Divulgação

Na verdade, a cor pode variar – isso depende da cor dos pais do pintinho (o galo e a galinha). Existem pintinhos pretos, avermelhados e muito mais! Os amarelos são os filhotes das galinhas e dos galos de granjas, uma espécie que sempre é branca – os pequenos ficam amarelos quando jovens e ganham a cor dos pais depois de crescidos.