As 10 leis mais estranhas do mundo

As leis são essenciais para manter a boa convivência entre as pessoas. Mas nem todas elas fazem sentido

Christiane Oliveira Publicado quinta 11 junho, 2020

As leis são essenciais para manter a boa convivência entre as pessoas. Mas nem todas elas fazem sentido
- Getty Images

Ao redor do mundo, muitas leis são consideradas absurdas ou simplesmente desnecessárias. Algumas são antigas e acabaram perdendo o sentido com o passar do tempo; outras nunca tiveram sentido, mas mesmo assim deviam ser cumpridas.

Conheça algumas das leis mais estranhas do mundo:

1. Camboja

Nesse país, uma lei determina que é proibido o uso de pistolas de água durante as celebrações de ano-novo. De acordo com a crença local, esse brinquedo traria azar e levaria a conflitos no ano que se inicia. Nas outras datas festivas, a brincadeira está liberada.

2. Estados Unidos

Em algumas regiões dos Estados Unidos existem regras para o transporte de sorvetes. Na cidade de Lexington, no estado de Kentucky, é proibido passear na rua com um sorvete de casquinha na bolsa. Em Nova York existe a mesma lei, mas a proibição é apenas aos domingos - no resto da semana o passeio está liberado. Já no estado do Alabama, é proibido, andar com um sorvete no bolso de trás da calça em qualquer época do ano.

3. França

Em homenagem a Napoleão Bonaparte, na França é proibido batizar qualquer porco com o nome dele. Outra lei maluca daquele país determina que, das 8h às 20h, 70% das músicas tocadas nas rádios sejam em francês.

4. Inglaterra

A Inglaterra já teve mais de duas mil leis revogadas, mas uma bem curiosa continua valendo. Desde 1313, por decreto do Rei Edward II, é proibido morrer dentro do Parlamento Britânico. É que, como o prédio é um palácio real, qualquer pessoa que viesse a falecer lá dentro teria que ser enterrada com honras de estado - algo que o monarca queria evitar. Caso isso aconteça, o morto pode até ser preso.

5. Espanha

Na cidade espanhola de Lanjarón já foi proibido morrer. A determinação surgiu em 1999, pois o cemitério do local estava lotado. A proibição durou até a prefeitura encontrar um terreno para construir um novo cemitério, depois de quatro meses.

6. Singapura

Em Singapura, é proibido por lei mascar, vender ou portar chicletes. A determinação surgiu em 1992, com o objetivo de tornar a cidade mais limpa - as pessoas tinham o hábito de colar chicletes mascados nas calçadas e portas dos trens. No país, também é ilegal conectar-se a uma rede Wi-Fi de alguém sem autorização prévia. Quem faz isso pode passar até três anos na prisão.

7. Rússia

Desde 2006, são aplicadas multas para quem dirige carros sujos na Rússia. A lei não especifica quão sujo o carro precisa estar para que o dono esteja multado. No entanto, uma pesquisa realizada por um jornal do país revelou que 46% da população concorda que um carro deve ser considerado sujo se a sua placa estiver coberta de sujeira.

8. Columbia, Estados Unidos

Em Columbia, Carolina do Sul, é proibido cantar no chuveiro. Outras práticas proibidas na cidade são estourar bexigas na rua e dormir dentro de um congelador.

9. Denver, Estados Unidos

Na capital do estado do Colorado, é ilegal emprestar o aspirador de pó aos vizinhos. O motivo da proibição não foi registrado no código penal do município.

10. Blythe, Estados Unidos

Na cidade norte-americana de Blythe, na Califórnia, uma pessoa só pode usar bota de cowboy se ela possuir pelo menos duas vacas.

Último acesso: 10 Aug 2020 - 16:24:03 (1094949).