Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Games / Dia do Gamer

Por que hoje é celebrado o Dia do Gamer?

Descubra onde, como e o motivo pelo qual o dia 29 de agosto foi escolhido para comemorar o Dia Internacional do Gamer

Izabela Queiroz Publicado em 29/08/2023, às 12h09 - Atualizado em 30/08/2023, às 11h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bart Simpson no episódio “E My Sports” de The Simpsons - Reprodução/ Fox
Bart Simpson no episódio “E My Sports” de The Simpsons - Reprodução/ Fox

Caso os jogos de videogame tenham se tornado sua profissão, ou você apenas goste de passar o tempo livre se divertido com os mais variados títulos para console, PC e celular, saiba que o dia 29 de agosto é dedicado a celebrar sua existência! Isso porque, essa data marca o Dia Internacional do Gamer, dia escolhido para destacar a importância da cultura gamer e dos benefícios dos jogos eletrônicos.

Mas, por que no dia 29 de agosto?

A verdade, é que não há um motivo grandioso por trás da criação da data. Como explica o portal IGN, as revistas especializadas em games, PlayMania, hobby consoles e PC Mania, que pertencem ao mesmo conglomerado, se juntaram em 2008 e decidiram que a data se tornaria o marco para comemorar e visibilizar a existência dos games e a sua relevância nas vidas das pessoas — e assim foi feito!

Acontece que, apesar de ter surgido na Espanha, ao longo do tempo a data foi caindo no gosto popular, passando a ser celebrada também em outros países. Tanto é, que neste ano, a comemoração completa uma década e meia desde que surgiu. 

Como parte das ações, lojas e estúdios de games como Sony, Microsoft e Nintendo, promovem atividades especiais para que os gamers possam conhecer novos mapas e personagens, ou ainda relembrar os universos únicos que já puderam explorar através de seus títulos favoritos já jogados.

Ainda assim, adquirir um novo jogo não é a única forma de celebrar. Você pode reunir os amigos para longas partidas, zerar aquele game difícil, voltar a jogar aquele título que está guardado há muito tempo, ou quem sabe, tudo isso de uma vez, não existe momento melhor para fazer todas essas coisas!