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Games / Subway Surfers

O jogo Subway Surfers tem uma triste origem? Saiba a verdade

Descubra a real história por trás da criação de Subway Surfers, jogo publicado em 2013

Izabela Queiroz Publicado em 02/02/2023, às 13h05 - Atualizado em 14/03/2023, às 17h58

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Imagem promocional de Subway Surfers Oxford - Divulgação: Kiloo/SYBO Games
Imagem promocional de Subway Surfers Oxford - Divulgação: Kiloo/SYBO Games

Lançado no ano de 2012, Subway Surfers, jogo de celular desenvolvido pela empresa dinamarquesa SYBO Games em parceria com a Kiloo Games, se tornou um enorme sucesso ao explorar o sub gênero endless runner, ou seja, o formato de game em que o personagem escolhido pelo jogador corre sem parar ao mesmo tempo em que desvia de obstáculos que surgem pelo caminho.

Atingindo 1 bilhão de downloads em 2018, e responsável por adquirir o título de jogo de Android mais instalado de 2017, Subway Surfers continua entre os games favoritos de alguns até os dias de hoje. No entanto, apesar de seu sucesso, muitos daqueles que dedicaram seu tempo em correr pelos trilhos de trem expostos no jogo, não sabem qual é a história por trás de sua criação.

Buscando responder essa dúvida, em 2020, usuários do Twitter compartilharam a história de que o game foi criado a partir de um acontecimento trágico na vida do criador. De acordo com a teoria, o filho de um dos desenvolvedores do jogo teria falecido após ser atingido por um trem enquanto andava de skate na linha do metrô, assim Subway Surfers havia sido feito para honrar a memória do jovem — mas, será que isso é verdade?

Colocando os fatos na mesa

Os reais acontecimentos que marcaram a história por trás da criação do jogo foram expostos anos antes por Mathias Gredal Nørvig, CEO da SYBO.

Conforme apurado pelo CanalTech, em um evento realizado em Londres, em 2018, o executivo deixou claro que não há nenhuma história triste que tenha inspirado o desenvolvimento do game, muito pelo contrário, tudo teve início por uma paixão em comum entre os fundadores da empresa: a arte urbana.

Com isso, ambos utilizaram a moda street, a cultura em torno do skate, a música e o grafite como panos de fundo para criar o visual dos personagens e o ambiente que os jogadores podem explorar enquanto correm e coletam moedas.

Além disso, na época em que o boato surgiu, um dos tweets que havia viralizado foi respondido através da conta oficial do jogo, onde a desenvolvedora deixou claro quais foram as reais inspirações para a criação do game. Veja!

Criamos o Subway Surfers para homenagear a cultura de rua e a diversidade. Sentimos que o jogo permite criatividade e diversão em um ambiente seguro e divertido. Obrigado por correr conosco!”, diz o texto.

No fim, o intuito do jogo era realmente honrar a memória, mas não de algo trágico, e sim dos costumes da arte de rua, levando para dentro do jogo a ideia de que a arte urbana e seus complementos merecem respeito e devem ser apreciados.

Essa ideia ganhou ainda mais força através do "World Tour", onde a arte urbana passou a ser explorada em cenários de cidades importantes localizadas em diversos países ao redor do globo dentro do jogo, mostrando que as manifestações artísticas desenvolvidas no espaço público podem ser apreciadas em qualquer lugar do mundo.