Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

O que disse a criadora da série 'Velma' sobre os ataques sofridos pela personagem?

A personagem teve sua etnia alterada na nova versão, causando reações adversas nas redes sociais por ser sul-asiática

Redação Publicado em 13/01/2023, às 12h50 - Atualizado em 31/01/2023, às 09h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de 'Velma' - Reprodução/ HBO Max
Cena de 'Velma' - Reprodução/ HBO Max

Trazendo de volta às telinhas os adorados personagens apresentados em ‘Scooby-Doo, Cadê Você?’ (1969), a série ‘Velma’, que chegou ao catálogo do HBO Max na última quinta-feira, 12, apresenta uma nova visão de Salsicha Roogers, Fred Jones, Daphne Blake e Velma Dinkley.

A nova animação que foi co-criada por Mindy Kaling e Charlie Grandy traz os adolescentes enxeridos envoltos na clássica atmosfera de mistério e comédia, porém agora focando no público adulto, onde o grupo terá que desvendar pistas e problemas que envolvem não mais vigaristas mascarados, mas sim, assassinatos enigmáticos.

Além disso, a trama que promete revelar também a origem dessas icônicas figuras, oferece características físicas diferentes das vistas no desenho da Hanna-Barbera, visto que agora Salsicha (que na série é chamado pelo seu nome de batismo, Norville) é um jovem negro. Além dele, Daphne e Velma tiveram suas etnias alteradas, já que a patricinha do grupo é asiática e a garota inteligente que usa óculos e suéter laranja é sul-asiática.

As alterações realizadas retratam os atores por trás das vozes dos personagens, visto que Sam Richardson (Norville) é um humorista negro, Mindy (Velma) é descendente indiana e Constance Wu Is (Daphne) é uma atriz com descendencia asiatica. No entanto, a mudança não agradou uma parcela dos fãs da animação da década de 60, que passaram a criticar a escolha nas redes sociais.

O que disse a criadora da série 'Velma' sobre os ataques sofridos pela personagem?

Velma
Cena de 'Velma'. Crédito: Reprodução/ HBO Max

Com destaque para a figura título da série, Kaling, criadora da série e dubladora da Velma, forneceu detalhes sobre as reações em entrevista ao Late Night With Seth Meyers realizada em julho de 2021."Quando foi anunciado que eu faria a voz de Velma, as pessoas me apoiaram e ficaram felizes no Twitter", notou ela.

Mas, o clima positivo e acolhedor foi embora quando veio a público a notícia de que a personagem seria reimaginada, e que dessa vez, Velma seria indiana. "As pessoas não estavam felizes", disse ela. “Havia muito, 'Então, não é Velma?' Esses tipos de tweets. 'Não é a Velma clássica em que estou sempre pensando?'"

A roteirista e comediante que atuou em ‘The Office’, contou ainda que não sabia que Velma poderia provocar reações tão fortes. "Ela é uma personagem tão boa, ela é tão inteligente e eu simplesmente não conseguia entender como as pessoas não conseguiam imaginar uma garota realmente inteligente e nerd com uma visão terrível que adorava resolver mistérios, não poderia ser indiana. Existem nerds indianos."

A criadora de ‘Eu Nunca…’ revelou também que os comentários negativos vieram de "uma pequena porcentagem de pessoas", mas que ainda assim, as reações foram inesperadas e ativaram o sinal de alerta com relação a retratação da personagem.

Não deveria ser uma surpresa para as pessoas, mas as pessoas dizem, 'Não, não, não'", acrescentou ela. "Isso me fez pensar: 'Ok, temos que ter muito cuidado com essa personagem', o que teremos porque a amamos e ela terá grandes aventuras", finalizou.

Além disso, em outubro de 2022, mais de um ano depois, Kaling admitiu que o assunto ainda não havia sido superado, visto que ela era "constantemente surpreendida pelas reações a tudo nas redes sociais"

Acho os personagens disso tão icônicos, mas de forma alguma a gangue é definida por sua brancura, exceto Fred”, explicou ela. "Então, fiquei um pouco surpreso e acho que a maioria das garotas índio-americanas, quando veem essa personagem cética, trabalhadora e meio subestimada, podem se identificar com ela."