Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Procurando Nemo

Nemo não existe? Entenda a sombria teoria de 'Procurando Nemo'

'Procurando Nemo' está completando 20 anos de lançamento nesta terça-feira, 30. Conheça a teoria!

Redação Publicado em 30/05/2023, às 14h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena da animação 'Procurando Nemo' (2003) - Reprodução/Pixar
Cena da animação 'Procurando Nemo' (2003) - Reprodução/Pixar

Nesta terça-feira, 30, a animação “Procurando Nemo” completa 20 anos de lançamento. A produção, dirigida por Andrew Stanton, é um dos maiores sucessos já lançados pela Pixar, sendo extremamente aclamado pela crítica e arrecadando cerca de 940 milhões de dólares em bilheteria mundial.

A trama acompanha o peixe-palhaço Marlin, um pai solteiro que sai em uma busca incansável por seu filho Nemo, que saiu em mar aberto e acabou sendo capturado por um pescador. Durante sua jornada, ele conhece Dory, uma peixinha que sofre de perda de memória recente e que decide ajudá-lo em sua busca.

No entanto, mesmo que a animação apresente as aventuras vividas pelos peixes enquanto estão em mar aberto — ou até mesmo no mundo dos humanos —, algumas teorias criadas por fãs apresentam uma interpretação bem diferente.

Nada de Nemo?

Logo no início do filme, descobrimos que Marlin perdeu sua esposa e quase todos seus ovos após um ataque de barracuda no coral em que moravam, onde apenas Nemo teria sobrevivido. Contudo, segundo o portal ScreenRant, uma teoria sombria desenvolvida pelos fãs da animação afirma que, na verdade, todos teriam falecido, e Nemo seria fruto da imaginação de Marlin.

marlin e esposa
Marlin e esposa ao lado de seus ovos antes do ataque / Crédito: Reprodução/Pixar

A hipótese afirma que, após perder sua companheira e todos os seus ovos, o peixe-palhaço teria inventado um filho sobrevivente que teria “desaparecido” como uma forma de lidar com a trágica perda, antes de conhecer Dory. Outro ponto citado na teoria é que a saga em busca do peixinho seria uma forma de Marlin superar suas inseguranças enquanto aprende importantes lições sobre a vida.

Apesar de apresentar um ponto importante, a teoria não faz sentido já que o filme também apresenta o ponto de vista de Nemo durante sua jornada no mar aberto, além de ambos serem citados na sequência “Procurando Dory”, algo que, caso a hipótese fosse verdadeira, isso não teria acontecido.