Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Dumbledore

Harry Potter: Por que Dumbledore foi interpretado por dois atores diferentes?

Descubra por que, além de Michael Gambon, Albus Dumbledore ganhou vida através de um outro ator na franquia 'Harry Potter'

Izabela Queiroz Publicado em 28/09/2023, às 13h00 - Atualizado em 29/09/2023, às 11h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Michael Gambon e Richard Harris como Albus Dumbledore na franquia "Harry Potter" - Reprodução/ Warner Bros.
Michael Gambon e Richard Harris como Albus Dumbledore na franquia "Harry Potter" - Reprodução/ Warner Bros.

Na última quinta-feira, 28, os fãs da saga “Harry Potter” se despediram de Michael Gambon, o intérprete do personagem Albus Dumbledore nos cinemas. O ator faleceu após um “ataque de pneumonia”, como explicado pela família do astro à imprensa internacional por meio de um comunicado, que também afirmava que a morte ocorreu de foma pacifica no hospital.

Ainda que tenha atuado na maioria dos filmes da franquia, Gambon não foi o único a dar vida ao Diretor da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Isso porque, antes dele, outro ator interpretou o feiticeiro nos dois primeiros filmes, ou seja, em "A Pedra Filosofal" e "A Câmara Secreta", lançados em 2001 e 2002, respectivamente.

Quem é ele?

O responsável pelo feito foi o ator, diretor teatral, cantor, compositor e escritor irlandês, Richard Harris. Além dos primeiros filmes protagonizados pelo bruxinho mais querido de todos os tempos, Harris esteve no elenco de filmes como “Camelot”, lançado em 1967, e “Gladiador”, trama que entrou em cartaz nos anos 2000 sob a direção de Ridley Scott.

Por que Dumbledore foi interpretado por dois atores diferentes?

Os seis filmes subsequentes da saga foram interpretados por Gambon, pois, antes do lançamento do segundo longa, Harris teve câncer linfático e acabou falecendo. Dessa forma, novos atores foram cotados para usar os trajes do personagem, terminando com Gambon vestindo o manto pela primeira vez em “O Prisioneiro de Azkaban", de 2004.

Ainda assim, é válido mencionar que antes de Gambon, outro ator poderia ter conquistado o papel. Isso porque, como explica o portal Gshow, a produtora dos filmes que adaptam os livros da autora J. K. Rowling, Warner Bros., tinha como objetivo escalar Ian McKellen, o eterno Magneto, da franquia de filmes do "X-Men", para viver Dumbledore.

No entanto, o ator, que também é amplamente conhecido por viver Gandalf na trilogia dirigida por Peter Jackson, lançada entre 2001 e 2003: "O Senhor dos Anéis", recusou o papel, afirmando que Harris não ficaria feliz tendo ele como o feiticeiro na saga.

Quando ele morreu, ele interpretou Dumbledore, o mago. Eu interpretei o verdadeiro bruxo... Quando eles me ligaram e disseram se eu estaria interessado em fazer parte dos filmes de 'Harry Potter', eles não disseram que papel, mas descobri o que eles estavam pensando. E não consegui. Não poderia assumir o papel de um ator quem eu sabia que não me aprovava", explicou em entrevista para a BBC (via Gshow).