Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Peter Pan

Diferenças entre a animação da Disney e a peça original de 'Peter Pan'

Descubra como a história de 'Peter Pan' pode ser diferente nas telonas e nos palcos

Redação Publicado em 24/04/2023, às 14h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de 'Peter Pan' (1953) - Reprodução/ Disney
Cena de 'Peter Pan' (1953) - Reprodução/ Disney

Dos palcos foi às páginas e às telonas — estamos falando de ‘Peter Pan’, narrativa que surgiu como peça de teatro criada por J.M Barrie no ano de 1904, e que foi transformada em uma história para ser lida nos livros em 1911, contando ainda com sua primeira versão cinematográfica produzida em 1953 pela Disney com o lançamento de uma animação com o mesmo título.

No entanto, o que alguns podem não saber, é que por se tratar de uma adaptação, a trama protagonizada pelo menino que nunca cresce conta com algumas diferenças entre a versão original e a que chegou aos cinemas sob o selo Disney, conforme aponta o site Screenrant.

Pensando nisso, apresentamos abaixo 5 entre as principais mudanças vistas nas duas obras. Confira!

1. Mocinho ou vilão?

Peter Pan
Crédito: Reprodução/Disney

No filme da Casa do Mickey, Peter Pan é um garoto rebelde e aventureiro que mora na Terra do Nunca e é visto como uma espécie de herói pelos Meninos Perdidos. No entanto, na peça, ele é o grande vilão da história, já que sequestrava as crianças enquanto elas dormiam em suas camas.

Agora, você deve estar se perguntando: “Mas e o Capitão Gancho? Existiam dois vilões no enredo?”. Bom, a verdade é que o antagonista que usa um gancho no lugar de sua mão foi adicionado a peça algum tempo depois por uma necessidade, isso porque, enquanto o cenário era mudado no palco, era preciso ter um personagem teatral para distrair o público.

2. Princesa Tigrinha é realmente salva?

Princesa Tigrinha
Crédito: Reprodução/Disney

Na peça, a batalha em que Princesa Tigrinha é usada como isca por Capitão Gancho para atrair Peter Pan, termina de forma trágica. Diferente da animação, ela não é salva por Peter, já que ele está gravemente ferido e não consegue voar.

3. O presente de Capitão Gancho

O presente de Capitão Gancho
Crédito: Reprodução/Disney

Na animação, Capitão Gancho envia uma bomba disfarçada de presente para Peter Pan, o que faz com que Sininho se machuque ao tentar salvar o menino da explosão, ainda que todos saiam vivos da empreitada do vilão.

Na peça, as coisas acontecem de outra forma. Isso porque, não há explosões e presentes, aqui o vilão tenta envenenar Peter. Novamente, o menino tem sua vida salva por Sininho, que bebe o líquido em seu lugar mas que quase é levada à morte, sendo salva apenas por que Peter pediu às crianças que sonham com Neverland que batessem palmas para mostrar que acreditam em fadas.

4. O final do Capitão Gancho

Tic Tac ao Capitão Gancho
Crédito: Reprodução/Disney

A clássica perseguição de Tic Tac ao Capitão Gancho tem um triste desfecho na versão original, terminando com o vilão sendo devorado pelo incansável crocodilo.

5. O destino dos Meninos Perdidos

Meninos Perdidos
Crédito: Reprodução/Disney

Após Wendy e seus irmãos voltarem para a casa e contarem aos seus pais sobre as aventuras que viveram na Terra do Nunca, o senhor e a senhora Darling resolvem fornecer um novo lar aos Meninos Perdidos, já que adotam todos eles de uma única vez.