Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Conheça a história de 'Akira', mangá que pode ganhar filme com o diretor Taika Waititi

'Akira' também recebeu um anime em 1988; descubra qual é a trama que guia os mistérios que envolvem Tetsuo nas páginas e telas!

Izabela Queiroz Publicado em 10/04/2023, às 16h23 - Atualizado às 18h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do anime 'Akira' - Reprodução/ Toho
Cena do anime 'Akira' - Reprodução/ Toho

Comumente referido como uma das principais obras da cultura pop, ‘Akira’ surgiu como um mangá publicado originalmente entre 1982 e 1990, se tornando uma das leituras de destaque para os amantes de histórias distópicas.

O enredo que foi escrito por Katsuhiro Otomo logo foi expandido das páginas para as telas ao se tornar um anime em 1988, sendo considerado um grande clássico do gênero até os dias de hoje.

Akira
Cena do anime 'Akira'. /Crédito:Reprodução/ Toho

Os grandes títulos concedidos ao anime e ao mangá podem ser atribuídos inteiramente a narrativa que é imersa em uma estética futurista e distópica repleta de luzes neon ambientada 38 anos depois da 3ª Guerra Mundial que eclodiu 1981, onde o leitor e o espectador são apresentados a uma cidade pós-apocalíptica chamada Neo-Tóquio no ano de 2019.

Nesse local, existem diversas gangues que espalham o caos pela cidade. Dentre elas, há um grupo de motoqueiros rebeldes liderados por Shotaro Kaneda, que em determinado momento sofrem um estranho acidente, onde Tetsuo Shima, o melhor amigo de Kaneda, acaba tendo poderes até então ocultos, despertados, após interagir com uma criança que havia acabado de fugir de um hospital onde era mantida como cobaia.

As novas habilidades de Tetsuo chamam a atenção de agentes secretos do Governo, que o capturam e o submetem a testes para um projeto que tem como objetivo criar humanos com poderes telecinéticos para que sejam usados como armas — o curioso é que essa descrição facilmente se encaixaria a narrativa de Eleven, de ‘Stranger Things’, não é mesmo? 

Mesmo nas mãos das autoridades, Kaneda não desiste de libertar seu amigo que já está à beira da loucura depois de tantas tentativas de ter seus poderes sobrenaturais controlados. Ainda assim, a missão não será fácil, já que em meio a tantos mistérios que envolvem não só Tetsuo, mas a história da destruição da cidade japonesa, Akira, uma lendária entidade, pode ser despertada, ameaçando trazer mais destruição.

Ainda que a história tenha sido lançada há mais de 40 anos atrás, recentemente ela ganhou uma nova perspectiva. Isso porque, no sábado, 8, Justin Kroll, repórter do Deadline, divulgou através de seu perfil no Twitter que o longa-metragem que deve adaptar o mangá e anime de Katsuhiro Otomo para as grandes telas do cinema será o novo foco de Taika Waititi, cineasta que tem como trabalho mais recente ‘Thor: Amor e Trovão’ (2022).

Segundo Kroll, os roteiros do filme já estão em desenvolvimento, justificando o porquê o filme de Star Wars, que seria comandado por Waititi, não foi anunciado na SW Celebration, a convenção de fãs para celebrar a franquia produzida pela Lucasfilm realizada no último fim de semana:

Já que todo mundo se pergunta onde está o Star Wars de Taika Waititi, eu apostaria que o próximo projeto dele é o Akira da Warner, que ele já tinha adiado para fazer Amor e Trovão. Ele nunca largou o filme, e ouvi que o roteiro deve ser entregue logo. 

Apesar da notícia ser esperançosa, o jornalista ressaltou que “nada está definido”, ao explicar que o “filme ainda precisa passar por todo um processo até ser aprovado, mas parece que esse é o foco atual de Taika.”