Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Conheça Brenda Freitas, a atleta paralímpica e fã do RBD que ficou cega após um show do grupo

Descubra os detalhes da história de Brenda Freitas, atleta paralímpica e fã do RBD que perdeu a visão após ir ao primeiro show da banda no Brasil

Redação Publicado em 13/11/2023, às 13h39 - Atualizado em 14/11/2023, às 10h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Encontro de Brenda Freitas e integrantes do RBD - Reprodução/ TV Globo
Encontro de Brenda Freitas e integrantes do RBD - Reprodução/ TV Globo

Assistir ao vivo aquele artista conhecido somente através das telas é uma das experiências mais incríveis que qualquer fã podem viver! Tanto é, que quando esse momento chega, alguns não conseguem tirar o sorriso do rosto, enquanto outros choram e gritam incontrolavelmente ao finalmente ver seu ídolo no palco. 

Mas independem de como as emoções se manifestam, algo é certo: a intensidade desses sentimentos marcam para sempre a história dessas pessoas — como aconteceu com Brenda Freitas, atleta paralímpica e fã do RBD que teve sua vida transformada após ir ao primeiro show da banda no Brasil, realizado em 8 de novembro de 2006. 

Qual a história de Brenda Freitas?

Brenda Freitas
Brenda Freitas em entrevista ao Fantástico. /Crédito: Reprodução/ TV Globo

Quando Brenda tinha apenas 11 anos, ela garantiu seu ingresso para a apresentação da banda com a turnê "Live in Rio", realizada no Maracanã, estádio de futebol localizado no bairro de mesmo nome no Rio de Janeiro. 

Lá, ela pôde cantar os maiores sucessos do RBD e ouvir sua voz e a dos demais fãs presentes se mesclar com as dos membros da formação (Anahí, Maite Perroni, Dulce María, Christoper von Uckermann, Christian Chávez e Alfonso Herrera) em perfeita harmonia.

Durante o show, eu estava vivendo o meu mundo com eles. Gritando, chorando e cantando", relembrou Brenda em entrevista transmitida no último domingo, 12, no programa Fantástico, da emissora Globo (via Splash).

Após a apresentação, Brenda voltou para casa com uma intensa dor de cabeça. No entanto, foi no dia seguinte ao show que ela descobriu que enfrentaria um novo desafio, visto que acordou sem enxergar absolutamente nada.

Quando acordei, fui direto para a cozinha e perguntei quem estava lá. A minha mãe respondeu, e eu disse: 'nossa, mãe. Você não ligou a luz? Está no escuro?'. Foi quando eu disse ‘mãe, eu não estou enxergando nada’”, detalhou a atleta.

Para a surpresa de Brenda, a dor de cabeça que ela sentiu foi em decorrência a contração de uma infecção nos olhos que recebe o nome de herpes ocular com gatilho emocional, diagnóstico que ela recebeu após 27 dias de internação no hospital.

O herpes na retina é uma raridade e quando não tratada leva a perda da visão. Quando a pessoa tem uma baixa da imunidade por qualquer coisa, por stress ou cansaço, o vírus se manifesta”, explicou o especialista em retina e oftalmopediatria, Mario Motta, em entrevista ao Fantástico.

Ainda que a descoberta tenha sido difícil, Brenda, que hoje tem 28 anos, nunca desistiu, visto que passou por cinco cirurgias para tentar recuperar a visão. Ela não conseguiu ter sua visão restabelecida, no entanto, se tornou atleta paraolímpica de judô e representará o Brasil nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, Chile, na próxima semana.

Mais um show

O show do RBD em 2006 se tornou uma das últimas coisas que Brenda pôde ver, mas não foi o último contato dela com a banda. Ela teve uma nova experiência com a formação, já que esteve em no primeiro dos dois shows do grupo com a “Soy Rebelde Tour” realizado no estádio Nilton Santos, no Engenhão, Rio de Janeiro, na última semana.

 As músicas e o que eles transmitiam era para nunca desistir dos sonhos. Isso me fez superar muitas coisas", afirmou Brenda enquanto afirmava que persiste apaixonada pelo grupo após tantos anos.

Mais que isso, ela pôde conhecer pessoalmente os membros do RBD, que retornaram aos palcos 15 anos após o disband. No encontro, ela contou sua história a Anahí,Dulce María, Christopher von Uckermann, Maite Perroni e Christian Chávez, assim como teve a oportunidade de tocar e abracar todos eles, como uma forma de conseguir guardar aquele momento. Veja!