Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Como surgiu o Dia Mundial do RBD?

Nesta quarta-feira, 4 de outubro, é celebrado o Dia Mundial do RBD. Descubra sua origem!

Daniela Bazi Publicado em 04/10/2023, às 13h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Elenco da versão mexicana de Rebelde - Divulgação/Televisa
Elenco da versão mexicana de Rebelde - Divulgação/Televisa

Nesta quarta-feira, 4, os fãs da banda mexicana RBD celebram o Dia Mundial do RBD. Mas, você já se perguntou como essa festividade, que é comemorada anualmente, surgiu? A Recreio te conta!

Origem

O dia 4 de outubro foi escolhido como Dia Mundial do RBD pelos próprios fãs, para homenagear e celebrar todas as conquistas do grupo formado por Anahi, Dulce Maria, Maite Perroni, Alfonso Herrera, Christian Chávez e Christopher von Uckermann.

A data, no entanto, não foi escolhida de forma aleatória. Isso porque em 4 de outubro de 2004, acontecia a estreia da novela “Rebelde”, produzida pela Televisa, e responsável por formar a banda. A trama acompanhava a história de seis alunos de uma escola de elite, os quais, apesar de muito diferentes, se uniram por conta de seu amor pela música.

Desde o começo da produção, a equipe já tinha a ideia de lançar um álbum do grupo formado na ficção. No entanto, o sucesso de “Rebelde” e do RBD acabou sendo ainda maior do que todos pudessem imaginar. Até o anúncio do fim do conjunto em 2008, foram cinco álbuns gravados, além de diversas turnês que arrastavam uma multidão de fãs.

Conforme revelado por Alfonso “Poncho” Herrera, o Miguel da novela, o grupo encerrou suas atividades devido ao fim do contrato, e a um acordo feito entre os integrantes: “Se um saísse, o grupo acaba, e isso foi respeitado, felizmente”, declarou o ator em entrevista ao En La Luna Con Jesús Guzmán.

“O contrato acabava em 2008 e nós tínhamos que decidir se seguiríamos ou não. Eu queria continuar com outras coisas, queria atuar, que é do que eu gosto. Quando expus meu ponto diante dos executivos da Televisa, do Pedro Damián e dos meus colegas de grupo, foi tipo: cri cri cri. O projeto não é mexicano: era comprado da Argentina. Se fosse continuar, teriam que comprar os direitos novamente. E eu decidi que: ‘não, obrigado’”.

Neste ano, em entrevista ao jornal El País do México (via POPline), Poncho revelou alguns problemas sérios que existiam nos contratos do RBD na época, alegando que os integrantes não viram “um único centavo” do merchandising.

“Nós assinamos um contrato em que cedemos os direitos dos personagens, de suas imagens e, de tudo que foi explorado em termos de merchandising, não vimos um único centavo. Eu tinha 23 ou 24 anos e via a cara dos meus colegas e a minha cara em todos os lugares — vendendo biscoitos, chicletes, sucos, cadernos, tênis, lápis e nada. A emissora não foi justa e não é uma questão de dinheiro. Volto a dizer, isso tem a ver com uma questão de trabalho! Por exemplo, no show que fizemos no Coliseu de Los Angeles, para 63 mil pessoas, eles pagaram 18 mil pesos por isso [aproximadamente 5.100 reais]”.

O retorno do RBD

No início deste ano, Anahi, Dulce Maria, Maite Perroni, Christian Chávez e Christopher von Uckermann anunciaram o retorno do grupo para uma turnê de reunião, chamada “Soy Rebelde Tour”, que possui nove shows marcados no Brasil: 10 e 11 de novembro no Rio de Janeiro, e 12, 13, 16, 17, 18 e 19 em São Paulo. Todas as apresentações já estão com ingressos esgotados. Poncho, no entanto, decidiu não participar do novo projeto, pois quer se dedicar a sua carreira de ator.

Ainda em declaração ao El País, Alfonso diz que está “muito feliz com os projetos que tenho no momento, que é onde estou depositando minha energia. Sei que esse projeto [os novos shows do RBD] será um sucesso estrondoso e só tenho votos de felicidades para eles. Uma revista noticiou que eu tinha pedido uma quantia exorbitante para participar do reencontro e o que eu digo é que é melhor pagarem a meus companheiros por toda a porcaria em que se meteram durante tantos anos. Não tem nada a ver com dinheiro, tem a ver com o que é justo”.

No começo de setembro, pouco antes da estreia da nova turnê nos Estados Unidos, Herrera foi questionado por uma repórter da Televisa sobre o começo dos shows enquanto participava de um evento de cinema, também em terras estadunidenses, onde o astro declarou estar orgulhoso de seus ex-companheiros de grupo.

“É um sucesso tremendo e seguirá sendo um sucesso e me deixa muito feliz porque é algo que preenche a eles [os 5 integrantes] e que faz feliz a tantas pessoas, não apenas no México, mas também nos EUA, Brasil e América do Sul. Então, me dá muita felicidade e orgulho dizer que eles estão indo tão bem.".

Vale lembrar que, apesar de Poncho não estar participando dos projetos do RBD, o ator já revelou há alguns anos que, independente de sua decisão, todos os membros sempre apoiaram suas decisões.

Em 2020, durante uma entrevista ao canal televisivo Imagen Televisión, Alfonso disse: "Eles me apoiam. Sempre me apoiarão. Sempre me apoiaram incondicionalmente em todos meus projetos e, da mesma forma, eu também sempre estarei aqui apoiando-os”.