Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

5 vilãs inesquecíveis da Disney

Além da maldade, a aparência e as habilidades dessas antagonistas fazem com que elas sejam personagens da Disney impossíveis de esquecer

Izabela Queiroz Publicado em 07/02/2023, às 18h34 - Atualizado às 18h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rainha Má, vilã da Disney - Reprodução/ Disney
Rainha Má, vilã da Disney - Reprodução/ Disney

Marcando diversas gerações e ganhando novas histórias a cada ano, os filmes da Disney são responsáveis por proporcionar alguns dos primeiros encontros de diversas crianças com narrativas complexas, capazes de causar emoção, medo e muita felicidade em menos de duas horas de filme.

Esses sentimentos são passados através das canções e dos incríveis personagens criados, e dentre as figuras que ajudam a passar as mensagens que ajudam a moldar o caráter de incontáveis pessoas, estão os vilões, que por meio de suas ações ambiciosas, egoístas e cruéis, mostram que o ‘lado sombrio’ não vale a pena. 

Ainda que hoje a lista de vilões da Casa do Mickey conte com animais, deuses e homens, as primeiras a complicar a vida dos mocinhos e mocinhas foram as mulheres, visto que as antagonistas vilanescas estão presentes desde a primeira animação de longa duração do estúdio, ou seja, desde 1937. Pensando nisso, listamos abaixo 5 vilãs inesquecíveis da Disney. Confira!

1. Rainha Má

Rainha Má
Rainha Má. /Crédito: Reprodução/ Disney

A primeira vilã da Disney não poderia ficar de fora da lista! A Rainha Má surge pela primeira vez em ‘Branca de Neve e os Sete Anões’. A vaidosa e cruel personagem é uma das mais caricatas antagonistas do estúdio, sendo impossível de esquecer seu traje roxo, a grande coroa dourada, as imponentes sobrancelhas arqueadas e a sua motivação: ser a mais bela de todo o reino.

Vale lembrar ainda que, devido a sua popularidade, a personagem ganhou representações em carne e osso de grandes estrelas de Hollywood, como Charlize Theron em ‘Branca de Neve e o Caçador’ (2012), Julia Roberts no longa ‘Espelho, Espelho Meu’ (2012) e Lana Parrilla na série ‘Once Upon a Time... ‘ (2011), que tornaram a imagem da vilã ainda mais difíceis de esquecer. 


2 . Cruella de Vil

Cruella
Cruella De Vil. /Crédito: Reprodução/ Disney

“Cruela Cruel, Cruela Cruel É mais traiçoeira do que uma cascavel”! A música de Cruella de Vill personagem de ‘101 Dálmatas’, já diz muito sobre sua personalidade e revela o por que ela é uma das personagens mais adoradas do estúdio: sua crueldade, já que a vilã que transformar os belos cachorrinhos em um casaco de pele.

Assim como Rainha Má, a personagem também ganhou vida em uma aventura live-action, mas, diferente da antagonista que oferece maçãs envenenadas, Cruella foi protagonista de sua própria história, que ganhou forma através da interpretação de Emma Stone em 2021.


3. Malévola

Malévola
Malévola. /Crédito: Reprodução/ Disney

Surgindo em ‘A Bela Adormecida’, Malévola é uma das vilãs mais amedrontadoras da Disney visto que sua voz calma poderia rapidamente arrepiar até o último fio de cabelo quando ela demonstrava do que é capaz ao usar a sua a magia verde ou então quando seu lado brutal se revelava ao explorar seus poderes, podendo se transformar inclusive, em um grande dragão durante uma explosão de raiva. 

Ainda que seja temida, a personagem teve seu lado bondoso e sensível explorado no live-action de origem estrelado por Angelina Jolie em 2014. 


4. Ursula

Ursula
Ursula. /Crédito: Reprodução/ Disney

A Bruxa do Mar, mais conhecida como Ursula usa do humor e do sarcasmo para transmitir o medo. Poderosa, manipuladora e boa de lábia, a feiticeira consegue promover acordos com altos custos a pagar, e quando tem que cobrar a dívida, não poupa esforços, podendo inclusive se transformar em um gigante marítimo.

O visual de Ursula e os seus poderes são daqueles que ficam para sempre na memória, ainda mais quando ela os apresenta pela primeira vez em seu número musical.


5. Mamãe Gothel 

Mamãe Gothel
Mamãe Gothel e Rapunzel. /Crédito: Reprodução/ Disney

Mamãe Gothel é a vilã que se trazida ao mundo real, se tornaria ainda mais assustadora, visto que ela usa da imagem materna para chantagear e manter Rapunzel presa dentro da torre para atender aos seus desejos egoístas. A personagem de ‘Enrolados’ deixa claro o uso da linguagem passiva agressiva e da exploração do medo da princesa em sua canção solo. Ouça!