Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / A Pequena Sereia

34 anos de 'A Pequena Sereia': 5 curiosidades sobre a história de Ariel

Descubra os segredos por trás da criação dos personagens e dos bastidores de 'A Pequena Sereia'

Izabela Queiroz Publicado em 28/05/2023, às 10h00 - Atualizado em 17/11/2023, às 11h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ariel e Sebastião em cena de 'A Pequena Sereia' (1989) - Divulgação/Disney
Ariel e Sebastião em cena de 'A Pequena Sereia' (1989) - Divulgação/Disney

Há exatos 34 anos, a Disney trazia aos cinemas pela primeira vez ‘A Pequena Sereia’ (1989), filme responsável por apresentar a destemida Ariel, a jovem princesa filha do rei Tritão que parecia não se encaixar com a realidade no mar e sonhava em deixar as profundezas do oceano para descobrir tudo o que a superfície poderia lhe oferecer.

Em comemoração as mais de três décadas de estreia do longa-metragem, comemoradas nesta sexta-feira, 17, a RECREIO separou abaixo cinco curiosidades sobre os personagens, os bastidores e tudo que inspirou a criação do clássico filme que integra a franquia das princesas da Casa do Mickey.

1. A história quase não existiu

'A Pequena Sereia'
Cena de 'A Pequena Sereia' / Crédito: Divulgação/Disney

Apesar de ter chegado aos cinemas em 1989, ‘A Pequena Sereia’ ficou por um triz de não ter sua história iniciada. Isso porque, quando John Musker e Ron Clements apresentarem a ideia aos então executivos da Disney, Michael Eisenberg e Jeffrey Katzenberg, a dupla não concordou logo de cara em seguir com a produção.

O motivo foi esclarecido por Musker em uma entrevista concedida ao Yahoo, em 2016, onde o diretor do filme contou que o estúdio estava desenvolvendo uma continuação para ‘Splash’ (1984). Assim, Eisenberg e Katzenberg concluíram que dois filmes protagonizados por sereias poderiam não fazer tanto sucesso assim.

No entanto, os executivos mudaram de opinião quando leram as primeiras duas páginas escritas por Clements com um apanhado da história. “Eles leram isso e disseram: ‘Oh, pode haver algo aqui. A Disney faz contos de fadas e este é um conto de fadas que não fizemos’”, relembrou Musker.


2. Úrsula é e não é um polvo

Ursula
Úrsula em 'A Pequena Sereia' / Crédito: Divulgação/Disney

Se você já imaginou que Úrsula pode ser um polvo, saiba que não está completamente errado! Isso porque a tenebrosa vilã é, na verdade, uma cecaelia, um ser marinho existente na mitologia que também pode ser chamado de ‘Polvo Sereia’, já que a parte superior do corpo é humana, enquanto a inferior possui as mesmas características de um polvo.

Além disso, uma curiosidade é que Úrsula não possui oito tentáculos como um polvo, mas sim, seis, além de seus dois braços.


3. Inspirada na realidade

Alyssa Milano
Ariel e Alyssa Milano / Crédito: Reprodução/Disney/Getty Images

Mostrando que a arte imita a vida, a atriz Alyssa Milano contou em entrevista ao talk show de Wendy Williams, em 2013, que o animador Glen Keane se inspirou nela para criar as características físicas de Ariel.

Ainda assim, a atriz revelou que descobriu o fato apenas quando foi convidada para apresentar ‘The Making of the Little Mermaid’, onde viu que Keane usou fotos suas de quando ainda era criança para aperfeiçoar os traços da sereia.


4. Ariel e Hércules são primos

Ariel e Hércules
Hércules e Ariel / Crédito: Divulgação/Disney

A animação ‘A Pequena Sereia’ foi lançada no final dos anos 80, enquanto ‘Hércules’ entrou em cartaz em 1997. Mas, apesar de quase uma década separar os dois filmes, seus personagens possuem uma forte ligação.

Isso porque, o pai de Ariel, o rei Tritão, é filho de Poseidon. O Deus grego dos mares é irmão de Zeus, que é pai de Hércules. Sendo assim, tecnicamente, Ariel e Hércules são primos de primeiro grau.


5. As músicas são um evento a parte

Apesar de ‘Part of Your World’ quase ter sido cortada do filme por não agradar ao público inicialmente, como mostra o documentário do Disney+ "Howard", a canção se tornou uma das mais relembradas do longa.

Além disso, o momento em que a música surge na animação, traz diversos elementos curiosos do mundo real, como um busto do que parece ser de Abraham Lincoln, e a pintura ‘Madalena penitente’ de Georges de La Tour.

Ainda mostrando que as canções são um dos grandes destaques do filme, ‘A Pequena Sereia’ não só foi indicada, como levou para casa os troféus de melhor canção original (por "Under the Sea") no Oscar e o Globo de Ouro de melhor trilha sonora. Relembre a versão em português!