escola   / Habilidades

Criatividade: Aprenda a estimular seu potencial criativo

Veja dicas para se tornar mais criativo e ainda se divertir muito!

Letícia Yazbek Publicado quarta 25 março, 2020

Veja dicas para se tornar mais criativo e ainda se divertir muito!
- Pixabay

Ser criativo é ter a capacidade de fazer ou inventar algo a partir do nada. Nós exercecemos essa capacidade todos os dias, tendo ideias e resolvendo problemas, por exemplo. A criatividade não é um dom, mas ua habilidade que pode ser trabalhada e desenvolvida.

Apesar de algumas pessoas serem naturalmente mais criativas do que outras, todo mundo nasce com criatividade. Alguns deixam essa habilidade escondida, sem usá-la. Mas preste atenção: quando você desenha ou escreve algo novo, sem imitar ninguém, ou escolhe as roupas que vai usar, já está sendo criativo.

Ser criativo também é imaginar uma solução para um problema. Por exemplo: sua mochila arrebenta e você arruma outra maneira de carregar suas coisas. Ou surpreende alguém com algo inesperado, como uma carta ou presente. Ser original ajuda a exercitar a criatividade todos os dias.

Algumas atividades nos ajudam a estimular a criatividade. Uma delas é escrever - deixe seus pensamentos fluírem e escreva o que tiver vontade, sem se preocupar em como está se saindo. Você pode inventar uma história, contar algo que aconteceu no seu dia ou falar sobre seus sentimentos, por exemplo.

Desenhar e pintar também são atividades que trabalham nossa capacidade de criação. Pinte os desenhos que mais gosta fazendo formas diferentes, misturando cores e encontrando novos tons.

Ser curioso e perguntar o porquê das coisas também são atitudes que fazem parte do processo criativo. Pesquise sobre assuntos que você gosta, questione e tente entender como tudo funciona. Isso fará com que você pense de forma diferente e tenha ideias incríveis!

Sair da zona de conforto também é importante para termos contato com outras realidades e, como consequência, exercitarmos a capacidade de invenção. Procure assistir filmes, ouvir músicas e praticar esportes além daqueles com os quais você já está acostumado. Converse com novas pessoas e escare as situações a partir de novos pontos de vista.

Observar o mundo ao redor faz com que novas áreas do cérebro sejam acessadas - assim, a criatividade surge naturalmente. Fique atento aos ambientes, pessoas e situações, deixando seus pensamentos vagarem enquanto você apenas observa.

Quando tiver uma ideia, anote em um caderno ou no bloco de notas do celular. Esse pensamento pode dar origem a uma história, um desenho, um vídeo, uma foto, uma música, um post nas redes sociais e até uma receita!

Último acesso: 28 Mar 2020 - 16:49:42 (1100223).