corpo-humano   / Curiosidades

9 curiosidades sobre os gêmeos

Gêmeos crescem juntos na barriga da mãe, nascem no mesmo dia e podem até dividir o quarto. Apesar de tanto em comum, eles não são iguais!

Publicado sexta 24 setembro, 2021

Gêmeos crescem juntos na barriga da mãe, nascem no mesmo dia e podem até dividir o quarto. Apesar de tanto em comum, eles não são iguais!
Fred e George (James e Olives Phelps), os gêmeos Weasley de Harry Potter - Divulgação/Warner Bros. Pictures

1. Antes de nascer

Gêmeos se formam na barriga da mãe de duas formas: a partir de dois óvulos (células reprodutoras da mulher) ou da divisão de apenas um óvulo, bem no começo da gravidez.

2. Parecidos?

Gêmeos do mesmo sexo e bem parecidos  são monozigóticos ou univitelinos — formam-se do óvulo que se dividiu. Os que nascem de dois óvulos são bivitelinos, ou dizigóticos — podem ter sexos diferentes e não  são tão parecidos.

3. Um monte

Ter vários casos de bivitelinos na mesma família é comum, porque a hereditariedade (características passadas entre as gerações) aumenta as chances. Já os idênticos nascem ao acaso

4. Sempre unidos

Gêmeos unidos vitelinos ficam juntos na barriga da mãe, numa bolsa chamada saco amniótico. Por isso, é comum vê-los até abraçados em exames que a mãe faz.

5. Que fome!

Na barriga, bebês se alimentam dos nutrientes que a mãe ingere. Entre gêmeos, a comida é dividida. Às vezes, um é mais guloso e fica maior.

6. Quem é mais velho?

Apesar de nascerem no mesmo dia, gêmeos não saem juntos da barriga. Um nasce e, minutos depois, vem o outro. O primeiro é considerado o irmão mais velho — mesmo que por poucos minutos!

7. Linguagem própria

Até completarem cerca de 1 ano, eles se comunicam de um jeito secreto, chamado criptofasia. Podem ser gritos, olhares, risadas ou gestos que os adultos nem reparam.

8. Bagunça em dobro

É normal que, quando pequenos, gêmeos gostem de comidas e brincadeiras iguais,  e até façam a mesma bagunça. Com o tempo, isso vai mudando e cada irmão mostra uma personalidade própria.

9. O que eu estou sentindo?

Não há comprovação científica, porém relatos de gêmeos dizem que eles percebem o que o irmão sente. Médicos não acreditam nisso, mas você pode perguntar para amigos que sejam gêmeos ;)

Último acesso: 03 Dec 2021 - 03:57:16 (1103134).