Como surgiu a casquinha de sorvete?

Entenda a história por trás dessa delícia que existe há mais de um século!

Lucas Vasconcellos Publicado sexta 23 julho, 2021

Entenda a história por trás dessa delícia que existe há mais de um século!
Sorvete de casquinha - Pixabay

O primeiro cone surgiu em 1896, em Nova York (Estados Unidos). O responsável pela invenção foi o italiano Italo Marchiony — ele recebeu a patente pelo produto em 1903. Mas a casquinha de waffle criada por ele tinha um formato mais parecido com o de um copo. A ideia só se tornou popular 1 ano depois — de outro jeito!

No improviso

Em 1904, o sírio Ernest A. Hamwi criou uma casquinha de sorvete em uma feira de compras de Saint Louis (Estados Unidos). Ele estava vendendo waffle na feira ao lado de um sorveteiro. Mas o sorvete estava vendendo tanto que acabaram as vasilhas para servi-lo. A solução foi criada em instantes: Ernest enrolou um dos waffles em formato de cone e deu ao vendedor de sorvete. Com a novidade já fria, foi só colocar o sorvete dentro. Virou sucesso!

Mais profissional

Pouco tempo depois do sucesso, foi criada uma máquina própria para fazer cones comestíveis para colocar sorvete — e Hamwi se tornou dono de empresas do gênero.

Aos milhões!

Na década 1920, as casquinhas para sorvete ficaram ainda mais populares — em 1924, foram produzidos 250 milhões de cones apenas nos Estados Unidos. Com o tempo, novos sabores foram sendo criados, mas a casquinha continua sendo um (delicioso) sucesso!

 

Fonte: Internacional Dairy Foods Association (IDFA).

Último acesso: 24 Oct 2021 - 21:38:22 (1089350).

Leia também