ciencia   / Alimentação

Alimentos misteriosos: Desvende alguns segredos sobre as comidas

Nem tudo o que você come é exatamente o que parece ser! Venha desvendar alguns desses segredos

Lucas Vasconcellos Publicado sexta 30 julho, 2021

Nem tudo o que você come é exatamente o que parece ser! Venha desvendar alguns desses segredos
Imagem ilustrativa de uma panela com alimentos - Pixabay

Berçário estranho

Acha que o figo é um fruto? Na verdade, ele é uma infrutescência, ou seja, uma reunião de pequenos frutos em um grande receptáculo (parte da flor). O mais estranho ainda está por vir: figos são polinizados por um tipo de vespa e servem de berçário para os filhotes desse animal. A vespa-do-figo fêmea entra no figo masculino (a gente só come o fruto feminino) e coloca os ovos ali.

Ela não sai mais de lá — o figo masculino produz uma substância que decompõe os restos da vespa. Já os filhotes dão sequência ao processo e ajudam na polinização que dará origem a novos figos.

Que cor é essa?

Você já deve ter comido alimentos, como doces, com corante vermelho. Esse pigmento vem da fêmea da cochonilha, um inseto parasita de plantas. Para obter o corante, o corpo dela é desidratado, triturado e submetido à água quente.

É ou não é?

O que faz o chocolate ao leite ter gosto de chocolate e ser escuro é o licor de cacau (extraído da fruta cacau). Quanto mais licor houver na composição desse alimento, mais amargo ele será. Já o chocolate branco não leva licor de cacau. Por isso, tem gosto diferente e não é considerado, por algumas pessoas, chocolate de verdade. Mesmo assim, a lei brasileira diz que uma mistura que tenha ao menos 20% de manteiga de cacau pode ser chamada de chocolate.

Só parece...

Sabia que algumas cerejas em calda não são cerejas de verdade? Há casos em que elas são feitas a partir de chuchu ou de mamão! Quem dá o tom vermelho, igual ao da fruta, é a groselha. De qualquer forma, é melhor pegar leve nesse tipo de alimento: sendo ou não a fruta real, as versões em calda levam grande quantidade de açúcar.

Cheirinho especial

Quase todos os queijos contêm fungos e bactérias. Mas fique tranquilo: os que estão ali não fazem mal para a saúde e são necessários para que o queijo tenha boa qualidade. Quanto mais forte for o cheiro do queijo, mais fungos e bactérias ele terá — caso do camembert e do gorgonzola.

Onde está a fruta?

As embalagens de sucos em pó costumam dizer que essa bebida tem sabor de fruta. O gosto até está ali, mas alguns desses sucos não possuem nem 1% de fruta de verdade na composição. A maior parte é feita de açúcares, adoçantes, conservantes e corantes. E nada disso faz bem à saúde. O melhor é sempre optar pelo suco feito com a fruta fresca.

Reino diferente

Champignon e shimeji são cogumelos comuns na alimentação do ser humano. Agora, responda rápido: eles são bichos ou plantas?

Nenhum dos dois! Pertencem ao reino fungi, onde também estão classificadas as leveduras (fermento), bolores e mofos. Mas fique esperto, pois nem todo cogumelo pode ser ingerido (alguns são venenosos)!

Último acesso: 24 Oct 2021 - 21:56:46 (1102658).