ciencia   / Alimentos

7 curiosidades sobre o queijo que talvez você não sabia

Saiba mais sobre esse alimento que existe no mundo inteiro

Cristiane Yamazato Publicado sexta 17 setembro, 2021

Saiba mais sobre esse alimento que existe no mundo inteiro
Imagem ilustrativa de queijos - Pixabay

Na pizza, é uma delícia. No cheesebúrguer, ele faz toda a diferença. E no macarrão dá um sabor especial. O queijo é um dos alimentos mais antigos que existem e é preparado de várias maneiras por muitos povos do mundo.

Acredita-se que os humanos começaram a fazer queijos quando domesticaram animais e passaram a retirar seu leite. Como não havia geladeira, era o melhor modo de aproveitar o leite. Além disso, assim era possível levá-lo em viagens e ter alimento por bastante tempo, mesmo quando não existiam frutos ou caça.

Depois as pessoas aprenderam a acrescentar bactérias e fungos na massa, misturaram novos temperos e criaram queijos diferentes. Saiba tudo sobre essa delícia

1. Ninguém sabe quem inventou o queijo, mas uma lenda diz que ele surgiu por acaso, há cerca de 10 mil anos. Um comerciante árabe ia atravessar o deserto e decidiu levar leite numa bolsa feita de estômago de carneiro, parecida com um cantil. Quando foi beber o leite, o moço levou um susto: o líquido tinha se transformado numa pasta cremosa porque o calor e as bactérias do cantil fizeram com que o leite coalhasse e virasse queijo. E é mais ou menos assim que se produz queijo até hoje.

2. O maior queijo do mundo foi feito no Canadá no ano de 1995. Era um cheddar de quase 27 toneladas! Para fabricar esse gigante foram usadas cerca de 245 toneladas de leite. E os maiores devoradores de queijo do mundo estão na Grécia, onde cada habitante come 24 quilos de queijo por ano.

3. Um dos queijos mais raros e caros do mundo é o Caciocavallo Podolico, feito artesanalmente no sul da Itália. Ele é produzido só em maio e junho com o leite de vacas Podolico, uma espécie que vive nas montanhas da região e se alimenta de grama, framboesas e morangos silvestres. Quem já provou diz que o cheirinho desses frutos pode ser sentido no queijo.

4. Os cientistas descobriram que o queijo faz bem para os dentes porque tem substâncias que facilitam a absorção de cálcio pelo organismo e ainda possui um conjunto de minerais que fortalecem o esmalte dos dentes.

5. Alguns tipos de fungos e bactérias usados na fabricação do queijo liberam gases e criam bolhas de ar na massa. Assim surgem os furinhos. O cheiro também depende dos microorganismos e do tipo de leite usado na fabricação. Quando se usa leite de vaca, o aroma é mais suave. Já queijos de cabra e ovelha têm cheiro forte

6. Ratos realmente adoram queijo. E curtem também qualquer outro tipo de comida. Segundo pesquisadores, esses bichos não possuem uma preferência especial por esse alimento, mas, como têm ótimo faro, são atraídos pelo cheirinho do queijo, que se espalha rapidamente.

7. Existem pelo mundo mais de 500 tipos diferentes de queijo. E outros podem surgir a cada dia. Basta alguém mudar um pouco a receita e aí aparecem novos sabores. Cada povo usa os ingredientes que encontra por perto e por isso já existem queijos feitos de leite de vaca, de cabra, de ovelha, de búfala, de égua e até de iaque e de camelo. Isso sem falar no tofu, um tipo de queijo japonês que é feito com soja.

Você sabia que...

◗ Alguns romanos, na Antiguidade, pagavam impostos com queijos que produziam?

◗ O queijo camembert tem uma casquinha branca formada por fungos que liberam uma substância que o deixa cremoso?

◗ O cheddar foi criado na Inglaterra e é feito com leite de vaca e corantes?

◗ O queijo roquefort fica guardado em cavernas da cidade de Roquefort, na França, e a umidade ajuda os fungos esverdeados a crescer mais rápido?

◗ Os tipos de queijo mais fedidos são os franceses Musnter e Port Salut? Eles têm um aroma especial porque sua casca é feita com bactérias que liberam amônia.

◗ O queijo-de-minas e o requeijão foram inventados no Brasil?

◗ O queijo italiano grana envelhece por quatro anos antes de ser vendido? Ele é parecido com o parmesão.

Último acesso: 03 Dec 2021 - 03:20:20 (1103057).