8 nomes importantes da História que viveram na mesma época

Sabe o que Galileu Galilei e William Shakespeare têm em comum? Eles viveram na mesma época, apesar de nunca terem se encontrado

Renato Lamanna Publicado sexta 13 novembro, 2020

Sabe o que Galileu Galilei e William Shakespeare têm em comum? Eles viveram na mesma época, apesar de nunca terem se encontrado
O cientista Galileu Galilei e o dramaturgo William Shakespeare - Wikimedia Commons

Sabia que diversas personalidades importantes da História viveram na mesma época? Conheça algumas delas!

1. Platão e Sócrates - 420 antes de Cristo

Os dois maiores nomes da filosofia mundial não só viveram na mesma época como moraram em Atenas (Grécia): Sócrates era o mestre e Platão o discípulo. Aos 70 anos de vida, Sócrates foi julgado, condenado e executado (entre outros motivos, por recusar o culto aos deuses gregos), o que fez com que Platão mergulhasse de vez na vida política para discutir o papel do Estado (como governo).

2. Pedro Álvares Cabral e Leonardo da Vinci - 1500

A colonização do Brasil estava prestes a começar, com a chegada de Cabral às nossas terras em 22 de abril. Também em 1500, Leonardo da Vinci, aos 48 anos, já havia pintado o quadro a Santa Ceia, desenhado o Homem Vitruviano e projetado inúmeras engenhocas que voam e nadam. Além disso, estava a um passo de pintar a obra mais conhecida da carreira, a Monalisa, feita entre 1503 e 1506.

3. Galileu Galilei e William Shakespeare - 1564

Eles nasceram no mesmo ano, 1564: Galileu Galilei em Pisa (Itália) e William Shakespeare em Stratford-upon-Avon (Reino Unido). Enquanto o primeiro é considerado o pai da ciência moderna, por ter revolucionado o mundo com descobertas na física e na astronomia, o segundo é o dramaturgo mais influente do mundo, autor de peças de teatro superfamosas, como Otelo.

4. Isaac Newton e Benjamin Franklin - 1710

Por volta da década de 1710, várias regiões do mundo, inclusive o Brasil, estavam sendo colonizadas – e vários conflitos aconteciam! Na mesma época, Isaac Newton, na Inglaterra, já tinha formulado as três Leis de Newton e a lei da gravitação universal. Do outro lado do Oceano Atlântico, nos Estados Unidos (país colonizado pela Inglaterra), Benjamin Franklin, nascido em 1706, viva a infância, rumo a se tornar um grande cientista e um dos principais nomes da independência norte-americana.

5. Napoleão Bonaparte e Ludwig Van Beethoven - 1770

Enquanto o futuro imperador francês provavelmente dava os primeiros passos, com pouco mais de 1 ano de vida, nascia na Alemanha, em 1770, o músico Ludwig Van Beethoven. Napoleão Bonaparte ficou no poder da França entre 1799 e 1815, travando uma guerra na Europa para conquistar territórios. Já Beethoven, apesar de ter ficado surdo ao longo da vida, é um dos grandes nomes da música clássica, conhecido por produzir grandes sinfonias.

6. Charles Darwin e Abraham Lincoln - 1809

Eles nasceram no mesmo ano e no mesmo dia, 12 de fevereiro de 1809. Darwin, naturalista britânico, propôs a teoria da evolução das espécies depois de uma viagem de 5 anos ao redor do mundo – a ideia está no livro A Origem das Espécies, de 1859. Dois anos depois, Lincoln se tornou o 16º presidente dos Estados Unidos. Ele estava à frente do país na Guerra Civil Norte Americana, entre os estados do sul e do norte daquele país.

7. Albert Einstein e Tarsila do Amaral - 1890

Naquele ano, o garoto Albert Einstein tinha 11 anos na Alemanha e a brasileira Tarsila do Amaral começava a descobrir o mundo aos 4 anos de vida. Os dois viveram marcaram a história, mas em áreas bem diferentes: Einstein foi um dos mais importantes físicos do mundo (vencedor do Prêmio Nobel da Física em 1922); Tarsila inaugurou movimentos artísticos no Brasil, como o modernismo – um dos quadros mais conhecidos da pintora é o Abaporu, de 1928.

8. Simone de Beauvoir e Walt Disney - 1930

Enquanto a década de 1930 marcava o mundo com muita agitação (levando, inclusive, ao início da Segunda Guerra Mundial, em 1939), dois gênios produziam a todo vapor: a filósofa francesa Simone de Beauvoir dava aulas em diversas instituições de ensino e Walt Disney produzia o curta-metragem que deu a ele o primeiro Oscar: Flowers and Trees (Flores e Árvores).


+Saiba mais sobre a História por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

O livro da história, de Vários autores (2017) - https://amzn.to/2A6nAaa

Sapiens - Uma Breve História da Humanidade, de Yuval Noah Harari (2015) - https://amzn.to/2Wbw5JF

Box Heródoto: História, de Heródoto (2019) - https://amzn.to/2YDVnBK

As Cruzadas: Uma História, de Jonathan Riley-smith (2019) - https://amzn.to/3bf9HTH

Notre-Dame: A história de uma catedral, de Ken Follett (2020) - https://amzn.to/3dohpMQ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Recreio pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/3doipA

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2WBSheM

Último acesso: 04 Dec 2021 - 22:09:23 (1096419).