Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Escola / Filosofia

Pensadores antigos  1 - Platão 

É  curioso e adora refletir? Então conheça um pouco mais sobre os principais pensadores da antiguidade

Thaís Mariano Publicado em 24/03/2020, às 14h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pensadores antigos  1 - Platão - Reprodução/Getty Images
Pensadores antigos  1 - Platão - Reprodução/Getty Images

A maior parte do conhecimento que continua se propagando de geração para geração hoje em dia,  foi descoberto e aprimorado há centenas de anos. Estudiosos como Pitágoras, Platão, Sócrates e muitos outros, influenciam a formação do pensamento da sociedade até hoje. 

Começamos nossa lista com Platão. Fique atento aos próximos dias e não perca nenhum pensador!

Platão foi discípulo de Sócrates e, após a morte do seu mestre, foi responsável por manter seus pensamentos vivos e repassá-los adiante. Ele também foi fundador da Academia de Atenas, a primeira universidade da qual se tem conhecimento. O nome academia foi dado em homenagem a um herói grego, chamado Academo, e essa nomenclatura sobrevive até hoje. Ela surgiu em meados de 387 a.c, e foi fechada no século VI, por ordem do imperador Justiniano, com a intenção de conter ideias consideradas pagãs. 

O mito da caverna é um trecho da obra “A República”, no qual Platão explica o seu conceito metafísico entre o Mundo das Ideias e mundo e o Mundo Sensível, e explora a ideia de como o conhecimento é absorvido pela vivência de cada um e como isso está diretamente a hierarquia social e política. 

No mito da caverna, Platão é o protagonista e, em um diálogo com Glauco, explica através de uma alegoria que alguns homens se encontram acorrentados na parede de uma caverna, e o único contato com o mundo exterior são as sombras projetadas na parede contrária. Os sons que chegam até eles também são confusos por ecoarem no espaço, e suas ideias de como o mundo é depende dessas informações que chegam de maneira distorcida.

Esse mito elabora como o conhecimento é absorvido e como o homem não tem noção da realidade plena, apenas de um contorno subjetivo do que seria o mundo real, alcançar a realidade seria o ato de sair da caverna e se libertar das amarras que prendem a todos. 


O mito da caverna - Platão 

Platão

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com a data da publicação desta postagem. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a Recreio pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.