Recreio
Escola / Filosofia

Pensadores antigos 5 - Sócrates 

O filósofo que foi condenado à morte por pensar diferente dos padrões da sua época

Thaís Mariano Publicado em 01/04/2020, às 16h58 - Atualizado às 16h59

Pensadores antigos 5 - Sócrates - Reprodução/Getty Images
Pensadores antigos 5 - Sócrates - Reprodução/Getty Images

Sócrates foi um grande filósofo da Grécia clássica, tanto que a filosofia é classificada entre os pré e pós-socráticos, ou seja que vieram antes e depois dele, devido a sua importância. 
O estudioso foi mestre de Platão, responsável por manter grande parte dos seus estudos e pensamentos vivos. 
Nasceu no ano de 469 a.C, em Atenas e durante a adolescência aprendeu a arte de esculpir, ensinado por seu pai. Após passar um período no exército e se aposentar, passou a se dedicar ao estudo e ensino da filosofia de forma mais profunda. 
Sócrates foi casado, teve três filhos e pelo que se sabe, levou uma vida simples, com poucos amigos, e era um cidadão muito ativo na participação política de sua cidade. 
Ele foi um pensador que desafiou as leis e regras morais da sua época, foi acusado de corromper os jovens com pensamentos errados, através de seus ensinamentos filosóficos, negar os deuses do seu país e por desafiar a crença religiosa, apresentando novas figuras divinas para seus discípulos. Sócrates era uma figura que ameaçava o poderio da igreja e o controle que ela exercia sobre as pessoas.
Após ser julgado e considerado culpado de ateísmo teve como pena, a condenação através da ingestão de cicuta, um veneno extremamente poderoso, no ano de 399 a.C, aos 71 anos. 

Dialética 

O método usado por Sócrates para alcançar respostas para seus estudos e para ensinar seus alunos, ainda hoje é considerado uma das melhores ferramentas para se chegar a uma respostas satisfatória. 
O objetivo é que a partir de perguntas, os envolvidos consigam elaborar uma resposta cada vez melhor, contrapondo ideias e percebendo se as considerações fazem sentido ou não. Mas o filósofo acreditava que não existiam respostas exatas e finais para os questionamentos da vida. A intenção era gerar o debate e estimular os pensamentos. 
“Só sei que nada sei” foi uma frase dita por ele e que admitia a própria falta de conhecimento sobre o mundo.


Sócrates em 90 minutos 

Sócrates


Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com a data da publicação desta postagem. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a Recreio pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.