Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Zoo / Animais

Bagunceiros mascarados: Saiba mais sobre os guaxinins

Confira 5 curiosidades sobre os guaxinins que talvez você não sabia

Ludmilla Balduíno Publicado em 04/02/2022, às 17h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Guaxinim em seu habitat natural - Pixabay
Guaxinim em seu habitat natural - Pixabay

O guaxinim parece usar uma máscara de super-herói, mas no dia a dia seu jeito lembra mais o de um ogro, como Shrek. É que ele gosta de viver em pântanos, como de tudo e adora fazer bagunça.

Curioso, ele revira tudo por onde passa e fareja cada canto em busca de alimento. Ele adora sapos, caranguejos, ovos, peixes e ratos, mas também come frutas e cereais.

Ele se instala em troncos, buracos e cavernas perto de rios e lagos para ter sempre água por perto e em locais povoados, pode até fazer toca em garagens e revirar lixo das casas para achar comida. Não tem frescura na hora de escolher o cardápio, mas antes de dar a primeira mordida, passa o alimento na água e o fareja com cuidado.

Os guaxinins vivem sozinhos e só se encontram na primavera, que é a época do namoro. Cerca de três meses depois, as fêmeas têm até sete filhotes. Os bebês nascem cegos e nos primeiros dias dependem da mãe. Aos cinco meses, os pequenos saem da toca para caçar com a mãe e após um ano já podem viver sozinhos.

Três guaxinins lado a lado
Guaxinins em seu habitat natural / Crédito: Pixabay

Curiosidades sobre os guaxinins

1. No inverno, há pouca comida disponível, então os guaxinins se recolhem nas tocas e passam dias dormindo. Assim, seu corpo economiza energia.

2. Eles podem cair de grandes alturas sem se machucar, pois conseguem girar o corpo durante a queda e se apoiar corretamente quando chegam ao chão.

3. O guaxinim nada muito bem! Mas ele evita passar muito tempo na água, pois seus pelos ficam pesados quando molhados e ele tem de fazer muito esforço para não afundar.

4. Em alguns lugares ele é chamado de mão-pelada, rato-lavador ou mascarado.

5. Os guaxinins inspiram vários personagens de desenhos. É o caso do RJ de “Os Sem Floresta”.