Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Viva a História / Coroação

Como funcionará a cerimônia de coroação de Charles?

Entenda mais sobre como será a coroação do novo rei da Grã-Bretanha, Charles III

Redação Publicado em 08/09/2022, às 16h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rei Charles III - Getty Images
Rei Charles III - Getty Images

Nesta quinta-feira, 8, a rainha Elizabeth II faleceu aos 96 anos no Castelo de Balmoral, localizado na Escócia. O seu filho mais velho, Charles, era o primeiro da sucessão, e agora se tornou o rei da Grã-Bretanha. 

É necessário um período de luto no país, e por conta disso, a cerimônia de coroação do novo monarca acontecerá só daqui alguns meses, podendo acontecer até no ano que vem. Sendo uma das mais ricas e tradicionais do mundo, a coroação da Inglaterra preserva alguns costumes há décadas.

No dia do evento, Charles será levado do Palácio de Buckingham para a Abadia de Westminster em uma carruagem folheada a ouro. Lá, ele deve entrar pela porta oeste e ser recebido com o hino sendo cantado por participantes da cerimônia, como famílias reais de outros países, grandes chefes de Estado e o clero. O novo rei deve passar pelo teatro, pelo coral até chegar ao trono, e lá deverá se ajoelhar e fazer uma breve oração antes de ocupar o seu novo lugar.  

Carruagem folheada a ouro que levará o Rei Charles III para a coroação
Carruagem folheada a ouro que levará o Rei Charles III para a coroação/ Crédito: Getty Images

O arcebispo da Cantuária, que é o posto mais alto da igreja Anglicana, deve comandar a cerimônia e  começará com um discurso que vai reconhecer oficialmente Charles como rei. Todos que estiverem presentes no momento, devem abençoá-lo falando “God save the king” (em tradução livre, Deus salve o rei). 

O novo regente fará um juramento com a mão em cima da Bíblia, e nele deve prometer honrar e ser fiel ao seu povo, a justiça, as leis e a igreja. Depois disso, ele se prepara para o momento da unção, o mais solene de toda a cerimônia.   

Nesse momento significativo, Charles deverá estar sentado em um trono de frente para o altar, enquanto quatro cavaleiros irão cobrir o monarca da visão do público com um pano, para que o arcebispo possa fazer a consagração com o óleo sagrado. O líquido será passado nas mãos, no peito e na cabeça do rei, e isso será a garantia que ele poderá cumprir sua nova função de soberano. 

Após esse momento, o rei será envolvido com um manto dourado e receberá as jóias da coroa, entre elas as esporas, uma espada, braceletes, uma orbe e um anel na mão direita. Depois de aceitar todos esses itens de uma vez e colocá-los no altar, ele receberá o cetro com a cruz, que precisa ser segurado com a mão direita, e a haste com a pomba que irá na mão esquerda. 

Por último, o arcebispo colocará a Coroa St. Edward 's sobre Charles e o público deve gritar novamente “God save the king”, enquanto ele recebe uma última bênção que o tornará oficialmente o novo rei. Assim, ele deve se sentar ao trono, enquanto oficiais se posicionam ao seu redor com as jóias da coroa e irá escutar as homenagens feitas pelos convidados. O arcebispo deve ser o primeiro e beijará sua mão direita, enquanto os demais devem caminhar até o novo regente e prometer honrar e respeitar o mesmo. 

Após uma série de rituais religiosos, como a santa comunhão, a cerimônia deve ser encerrada. O soberano deve se encaminhar a uma capela para trocar o robe dourado por um roxo e substituir a Coroa St. Edward 's pela Coroa do Estado Imperial, que é mais leve. Ele deixará a Abadia, ao som do hino nacional, segurando o cetro e a orbe e se encaminhará ao Palácio de Buckingham, sendo um desfile para se apresentar pessoalmente ao povo.