Recreio
Pets / Cães

Do Border Collie ao Australian cattle dog: As 10 raças de cães mais inteligentes do mundo

Conheça algumas características dos cachorros mais inteligentes do mundo

Letícia Yazbek Publicado em 14/05/2021, às 13h00 - Atualizado às 15h15

Cachorros da raça Border Collie - Pixabay
Cachorros da raça Border Collie - Pixabay

Os estudiosos do comportamento animal estão sempre realizando testes para conhecer melhor as raças caninas. O escritor e psicólogo Stanley Coren fez uma pesquisa entre os especialistas em provas de obediência para descobrir quais são as raças consideradas mais inteligentes. Dê só uma olhada:

1. Border Collie

O border collie é o cachorro mais esperto do mundo. A raça foi desenvolvida no Reino Unido e atuava como pastora de rebanhos. Ele é muito ativo e precisa de uma ocupação para satisfazer suas necessidades. Por isso, eles necessitam de espaços amplos e não costumam gostar de viver em apartamentos. Ele pode ser adestrado com facilidade e tem ótima capacidade de comunicação. O border collie é muito companheiro, fiel e obediente.

2. Poodle

Raça favorita de muitos brasileiros, ela costuma ser vista como frágil. No entanto, o poodle tem uma grande capacidade intelectual, o que facilita o aprendizado e o adestramento. Pode ser treinado tanto para ser um ótimo companheiro quanto para ser cão de guarda ou caçador. O poodle pode ser ciumento e possessivo, mas costuma ser dócil e brincalhão.

3. Pastor alemão

O pastor alemão é uma raça criada para cuidar da defesa de pessoas e propriedades e tarefas policiais. Ele é uma das raças mais eficientes como cão de guarda. Muito atento, costuma latir alto quando sente algum tipo de ameaça. O corpo grande e forte ajuda a intimidar bandidos e agressores. Os cães dessa raça são corajosos, obedientes e leais, e se adaptam bem em qualquer tipo de espaço.

4. Golden retriever

Dócil, tranquilo e brincalhão, o golden retriever tem uma enorme capacidade de aprendizado. Costuma ser paciente e obediente, é fácil de adestrar e se adapta facilmente em ambientes menores. Por causa de suas características, o golden frequentemente atua como cão-guia para pessoas com deficiência visual.

5. Doberman

Os cachorros da raça domerman costumam ser muito fiéis e obedientes. Também são fortes, aventureiros e corajosos, e adoram competições caninas, principalmente as que exigem agilidade. Costuma ser muito utilizado como cão de guarda. Ao mesmo tempo, é sociável e dócil, e pode conviver tranquilamente com crianças.

6. Pastor de Shetland

Pouco conhecido no Brasil, o pastor de Shetland é criado para o pastoreio. Por isso, é um ótimo cão de guarda, além de ser obediente, sociável e ter um ótimo temperamento. Com grande capacidade de concentração e interesse em aprender, essa raça é considerada dona de uma inteligência quase humana.

7. Labrador

Assim como o golden retriever, o labrador é dócil, brincalhão e muito inteligente. É muito ativo e gosta sempre de ajudar os donos, por isso é uma das raças preferidas pelas famílias. Apesar do porte grande, não é nada agressivo e pode conviver com crianças e adultos. O golden faz parte das raças utilizadas como cão-guia, cão de guarda e farejador.

8. Papillon

Atrás apenas do poodle entre as raças de pequeno porte, o papillon costuma ser carinhoso e agitado. Rápido, ele aprende comandos com facilidade e faz de tudo para proteger os donos. Apesar de ser muito leal, é independente e consegue passar certo tempo longe dos donos sem problemas.

9. Rottweiler

Apesar de parecer agressivo, o rottweiler pode ser muito dócil com os donos. Usado desde a Idade Média como cão pastor, hoje é muito conhecido como cão de guarda. Protetor e leal, é muito atento e tem grande capacidade de observação. Ele costuma ser calmo na maior parte do tempo, e pode conviver com crianças se treinado desde cedo.

10. Australian cattle dog

Também conhecido como boiadeiro australiano ou heeler, ele é até hoje muito utilizado como cão pastor. É agitado e necessita de atividades físicas constantes. Leal, tem um grande instinto protetor em relação aos donos. Não é agressivo, mas pode ser autoritário, por isso precisa de treinamento desde cedo.