Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Mapa-Múndi / Coreia do Sul

Coreia do Sul aprova lei que padroniza idade da população

A população da Coreia do Sul utilizava, até então, três métodos para calcular a sua idade. Entenda o que mudou!

Redação Publicado em 09/12/2022, às 18h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Chung Sung-Jun/Getty Images
Imagem ilustrativa - Chung Sung-Jun/Getty Images

O parlamento da Coreia do Sul aprovou uma lei que padroniza idade da população do país, visto que, até então, os sul-coreanos calculam quantos anos tem a partir do que eles chamam de idade “internacional”, “coreana” e “do calendário”.

No entanto, a partir de junho de 2023, todos os documentos oficiais, assim como as áreas judiciais e administrativas, deverão adotar apenas o padrão de “idade internacional”, a fim de evitar divergências legais que o uso de três sistemas diferentes causa.

A revisão visa reduzir custos socioeconômicos desnecessários porque as disputas legais e sociais, bem como a confusão, persistem devido às diferentes formas de calcular a idade”, disse Yoo Sang-bum, do Partido do Poder Popular, ao parlamento, de acordo com a Reuters.

Como o método antigo funcionava?

Até a aprovação da lei, a população da Coreia do Sul tinha três idades diferentes e uma delas poderia aumentar a sua idade em até dois anos. Isso porque a idade coreana, geralmente usada apenas no dia a dia dos sul-coreanos, defende que a pessoa já nasce com um ano de idade, e ainda ganha mais um ano todo dia 1° de janeiro.

Já a idade internacional — uma das mais populares mundialmente, e que é usada nos âmbitos legais e oficiais do país — define quantos anos a pessoa tem levando em consideração a data de nascimento (mesmo sistema visto no Brasil). 

Além desses, havia também a idade do calendário, que mesclava a idade internacional e a coreana, passando a contar os anos de existência da pessoa a partir do nascimento e adicionando um ano a cada 1º de janeiro.