Recreio
Escola / Entretenimento

Você sabe como surgiram as palavras cruzadas?

O jogo de raciocínio, que surgiu há muito tempo, ainda faz bastante sucesso!

Thaís Mariano Publicado em 10/03/2020, às 18h57 - Atualizado às 18h58

Palavras Cruzadas - Reprodução/Getty Images
Palavras Cruzadas - Reprodução/Getty Images

Com toda a tecnologia que temos disponível nos tempos modernos, acabamos encontrando milhares de maneiras de nos divertirmos, não é mesmo? Mas antigamente não era bem assim. Como não existiam aparelhos eletrônicos, ler ou praticar jogos de inteligência eram maneiras bem eficientes de passar o tempo. As palavras cruzadas surgiram como uma ótima opção de entreter as pessoas - e continuam sendo, já que nunca cansam e, hoje, acabaram ganhando versões digitais para serem jogadas pelo celular.

As palavras cruzadas como conhecemos surgiram em uma seção de entretenimento no jornal New York World, em 1913. Introduzido no meio de uma publicação do jornalista Arthur Wynne, o jogo era baseado em brincadeiras feitas na sua infância, e a versão era bem parecida com um jogo criado pelos romanos chamado laterculus, nos anos 79 d.C. - que tinha como objetivo cruzar palavras que pudessem ser lidas em mais de uma direção. 

No Brasil, o passatempo foi publicado pela primeira vez em 1925 em um jornal, mas ganhou fama e se espalhou rapidamente apenas em 1948, quando a primeira revista de palavras cruzadas foi publicada no país. Considerada uma atividade de raciocínio, quase como uma “ginástica mental”, a atividade é utilizada até mesmo em tratamento para pacientes que sofrem de males como Alzheimer e perda de memória, já que estimula diferentes áreas do cérebro. Seus benefícios para o dia a dia incluem:

- Estímulo do raciocínio;
- Ajuda na hora de aumentar o vocabulário;
- Melhora na memória;
- Rejuvenescimento do cérebro;
- Ameniza os danos do envelhecimento;
- Melhora as conexões do cérebro e torna os neurônios mais resistentes; 
- Diverte e ensina ao mesmo tempo.

Se você também curte passar o tempo com palavras cruzadas, veja alguns produtos que podem te interessar abaixo: 

1. 365 palavras cruzadas vol.1: Desafios Inteligentes: Volume 1 

Palavras cruzadas


2. 365 Palavras Cruzadas Grande 

palavras cruzadas


3. Palavras cruzadas - Nível fácil - Livro 34 

palavras cruzadas


4. Palavras Cruzadas Xalingo

palavras cruzadas


5. Palavras cruzadas - Nível médio - Volume 10

palavras cruzadas


6. 200 Palavras cruzadas nível médio

palavras cruzadas

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com a data da publicação desta postagem. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a Recreio pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.