Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Escola / Coreia do Sul

Quanto tempo dura o alistamento militar na Coreia do Sul?

Saiba quanto tempo pode durar o alistamento obrigatório na Coreia do Sul

Sofia Luppi Publicado em 18/04/2023, às 14h01 - Atualizado em 22/11/2023, às 11h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Soldados do exército sul coreano - Getty Images/Chung Sung-Jun
Soldados do exército sul coreano - Getty Images/Chung Sung-Jun

Na noite da última terça-feira, 21, a BigHit Music anunciou que RM, Jimin, V e Jungkook deram início ao processo para o alistamento militar. Os idols são os integrantes restantes do BTS que ainda não se alistaram. Jin, J-Hope e Suga foram os primeiros a iniciar seus serviços obrigatórios.

O alistamento obrigatório da Coreia do Sul acaba sendo um dos grandes obstáculos nas carreiras dos astros do k-pop. Por conta dele, muitas vezes os grupos precisam fazer hiatos de anos, como o caso do BTS, que só irá ter um comeback oficial em 2025, quando todos os seus membros já tiverem feito o alistamento.

Mas quanto tempo os sul-coreanos precisam ficar nas forças armadas?

Dentro das forças armadas, os sul-coreanos podem ser soldados ativos, que atuam diretamente nas forçadas armadas, sendo elas a Marinha, o Exército Militar, Exército Naval e Força Aérea. Eles também podem atuar em áreas consideradas não ativas, como é o caso de trabalho social ou cooperação internacional e até mesmo atuarem como médicos, advogados e pesquisadores especialistas. E cada área tem o seu tempo de duração.

Aqueles que se tornam soldados ativos na Marinha e no Exército precisam cumprir um período de 1 ano e nove meses. Já no Exército Naval, o sul-coreano servirá por 1 ano e 11 meses. A Força Aérea tem duração de 2 anos e aqueles que trabalharem em cooperação internacional ficam o mesmo período. As áreas não ativas têm a duração de 3 anos.

Como que funciona o alistamento na Coreia do Sul?

Assim como aqui no Brasil, o alistamento para servir as forças armadas sul-coreanas é obrigatório entre os homens. Todos nascidos na Coreia do Sul precisam se alistar no exército ao completarem 18 anos e apesar de não ser obrigatório, as mulheres podem se alistar também.

Contudo, há uma diferença: enquanto em território brasileiro, muitos se tornam apenas reservistas, no país oriental todos acabam servindo ao exército. Outro fator diferente é que os coreanos não precisam se alistar imediatamente aos 18 anos, eles podem adiar esse momento até que atinja os 28 anos. É comum que os homens iniciem seu alistamento aos 20 anos, pois com essa idade, eles já fizeram os dois primeiros anos da graduação.

Os homens que não cumprirem com o alistamento, dentro do prazo estipulado, podem ser presos. E essa regra não se aplica a somente aos coreanos que nasceram no país: pessoas com dupla nacionalidade, sendo uma delas a coreana, e que tenha vivido por pelos menos três anos no país, precisam se alistar.

Aqueles que possuem dupla cidadania tem a opção de continuar sendo considerados coreanos e cumprir com o alistamento obrigatório, ou de abrir mão de sua nacionalidade coreana, assim não será obrigado a servir as forças armadas. Mas vale lembrar que os que optam por isso, se tornam estrangeiros para o governo da Coreia do Sul.

Existem algumas exceções, e entre elas, os cidadãos com certas comorbidades, como diabete, não precisam se alistar, assim como atletas que conquistaram medalhas olímpicas, já que podem ser dispensados do serviço, uma vez que já honram o país ao ganhar uma competição em seu nome.

Vale lembrar que as coisas são um pouco diferentes para os astros do k-pop. Isso porque, em 2020, o Parlamento da Coreia do Sul aprovou um projeto de lei que permitiu que os idols recomendados pelo ministro da Cultura pudessem adiar seu alistamento até os 30 anos. A emenda ficou conhecia como “Lei BTS”, pois por conta dela que o Jin, o membro mais velho do BTS, só se alistou com 30 anos, em dezembro do ano passado.

Importante ressaltar também que a Leia do Serviço Militar foi sancionada e é somente aplicada para os artistas que melhoram o status cultura da Coreia do Sul, além de fortalecerem a economia.