Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Escola / Qual é a sua forma?

'Qual é a sua forma?': Livro infantil usa matemática para levar mensagem de respeito às diferenças

'Qual é a sua forma?' foi escrito pela pedagoga e escritora Liliane Mesquita

Redação Publicado em 01/11/2022, às 18h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de crianças na escola - Getty Images
Imagem ilustrativa de crianças na escola - Getty Images

Já pensou em utilizar a matemática para discutir temas presentes no dia a dia como inclusão, diversidade e preconceito? A escritora e pedagoga Liliane Mesquita não só teve essa ideia como mostra que é possível no livro ‘Qual é a sua forma?’.

Qual a sua forma
Capa do livro 'Qual a sua forma' / Crédito/ Divulgação

Nessa obra, as formas geométricas ganham vida em uma história que explora a sensibilidade e a imaginação das crianças para fomentar o respeito às diferenças.

Pensando nos leitores em formação, ou seja, os pequenos de seis a dez anos, o livro aborda a história de um círculo amarelo que precisa se disfarçar para ser aceito pelos moradores de UniCidade. Afinal, lá só viviam triângulos vermelhos e quadrados azuis. Era até difícil de distingui-los, tamanha a semelhança. O círculo amarelo sentia ser apenas mais uma forma repetida entre tantas outras, mas tinha medo da rejeição.

Somente em casa podia libertar seu verdadeiro eu,
pois quem naquele lugar aceitaria um círculo
e ainda mais amarelo?!
O que as outras formas iriam pensar?
Era muito difícil e arriscado ser tão diferente de todo mundo.
(Qual é a sua forma?, p. 10)

No entanto, ao encarar a comunidade, expor seus sentimentos e decidir se mostrar para todos como é de verdade, o protagonista oferece a necessária reflexão para uma situação muito presente entre as crianças: o bullying.

Além disso, o exemplar literário, que pode ser lido pelas crianças ou por seus pais ou cuidadores, também estimula reflexões que vão além do ambiente escolar, como o respeito às singularidades e o apoio incondicional a todas as formas de ser e sentir.

Com três livros publicados e mais dois a caminho, a escritora Liliane Mesquita desenvolve projetos de estímulo à leitura em Duque de Caxias, onde atua como Orientadora Educacional e Dinamizadora de Leitura. Formada em Pedagogia e Psicopedagogia Institucional, a carioca é, ainda, contadora de histórias e tem como missão fazer a leitura chegar aos menos favorecidos.