Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Escola / Copa do Mundo

Professora cria álbum de figurinhas da Copa do Mundo para crianças na fase de alfabetização

Utilizando um dos ícones da Copa do Mundo , o projeto tem como objetivo explorar o processo de alfabetização

Redação Publicado em 18/11/2022, às 18h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ábum de figurinhas da Copa do Mundo do Marista Escola Social Lucia Mayvorne - Divulgação
Ábum de figurinhas da Copa do Mundo do Marista Escola Social Lucia Mayvorne - Divulgação

Com início marcado para o próximo domingo, 20, a Copa do Mundo tem como um de seus destaques o aclamado álbum de figurinhas, que simboliza um momento de troca e partilha entre aqueles que são colecionadores e leva crianças e adolescentes ao delírio.

Pensando nisso, no Marista Escola Social Lucia Mayvorne, os alunos do 1° ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de colecionar e trocar figurinhas sobre momentos vividos entre a turma durante o ano. A iniciativa tem como objetivo contribuir para o processo de alfabetização.

O projeto teve início através das ideias da professora Aline Cristiane Perozini, que é responsável por todas as disciplinas, a partir do interesse dos alunos, que têm entre 6 e 7 anos.

Alguns relataram em sala que não conseguiram comprar, outros que tinham, e percebi que esse era o assunto do momento, então surgiu a ideia de fazermos um álbum que pudesse ter figurinhas com os alunos da sala, com os colaboradores, com momentos vividos no ambiente escolar", relata a professora.

Além disso, o álbum de figurinhas servirá como meio de interação e apoio às disciplinas na Escola Social que fica localizada no Morro Mont Serrat, em Florianópolis, onde atende gratuitamente crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. “Vamos utilizar o álbum como um processo de aprendizado, tanto para cultura do encontro, laços de amizade, e trocas como para empoderamento e auto estima dos alunos”, revela.

Para isso, os estudantes vão receber pacotes com seis figurinhas, entre elas, algumas repetidas para que possam trocar entre si. A ideia é ampliar a leitura e identificação, já que eles estão no momento da alfabetização e letramento.

Além das disciplinas de língua portuguesa, o álbum também explora outras áreas do conhecimento, como a matemática Depois de completarmos, a ideia é criar gráficos com a quantidade de figurinhas repetidas, o número de troca entre os alunos, para analisarmos juntos”, reforça.