Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Escola / Cidadania

Por que fazer trabalho voluntário é importante?

O voluntariado não ajuda só as outras pessoas: também muda a vida de quem dedica um pouco do próprio tempo a uma causa

Letícia Yazbek Publicado em 09/01/2022, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Getty Images
Getty Images

Ao redor do mundo, diversas pessoas dedicam parte do próprio tempo para realizar atividades que ajudam os outros, o lugar onde moram e até o planeta inteiro! Elas fazem isso sem receber qualquer tipo de remuneração e são conhecidas como voluntárias.

Esse tipo de trabalho pode acontecer em parceria com ONGs (organizações não-governamentais) ou outras instituições. Não faltam opções para ajudar, como campanhas de reciclagem, doação de sangue ou de mutirões de limpeza das ruas.

Você também pode!

Apesar de a maioria das instituições só aceitar voluntários a partir dos 18 anos (jovens de 14 a 16 anos podem atuar como aprendizes), algumas organizações incentivam a participação de crianças em algumas ações. Quer entrar nessa? Converse com seus pais e procurem o centro de voluntariado da sua cidade.

Família reunida

Se os seus pais fazem algum tipo de trabalho voluntário, peça para acompanhá-los por um dia. Assim, você poderá observar como tudo acontece e até dar uma ajuda no que for preciso. Seus pais não costumam fazer atividades voluntárias? Leve a ideia para a família!

Em turma

Sua escola já levou os alunos para plantar uma árvore, visitar um centro para idosos ou recolher material reciclável? Isso chega bem perto do que faz o voluntariado! Se a sua escola nunca ofereceu essas atividades, converse com os colegas para, juntos, darem a ideia para os professores.

Na vizinhança

Uma das atividades mais legais para que você comece a se dedicar ao trabalho voluntário é reunir os vizinhos para tornar seu bairro um lugar mais legal. Vocês podem limpar praças e separar o material que pode ser reciclado (como latas e garrafas plásticas).

Você sabia que existe uma premiação chamada Prêmio Escola Voluntária? A ideia é incentivar escolas de Ensino Fundamental e Médio de todo o país a criarem projetos de voluntariado junto à comunidade em que vivem. Na última edição do prêmio, em 2014, o vencedor foi o Colégio São Domingos, de Araxá (Minas Gerais), que levou a pintura a um centro de idosos da cidade.

Fonte: Centro de Voluntariado de São Paulo e Fundação ABRINQ.