Recreio
Escola / Filosofia

Pensadores antigos  2 - Nicolau Maquiavel

Conheça um dos livros mais aclamados sobre os alicerces da estrutura política no mundo

Thaís Mariano Publicado em 25/03/2020, às 15h57 - Atualizado às 16h28

Pensadores antigos  2 - Nicolau Maquiavel - Reprodução/Getty Images
Pensadores antigos  2 - Nicolau Maquiavel - Reprodução/Getty Images

Maquiavel nasceu em 1469 em Florença, Itália no dia 3 de maio e faleceu em 1927 na mesma região, sua obra mais famosa é o livro “O Príncipe”. O volume foi lançado em 1532, de forma póstuma e no qual o pensador explora as diferentes formas de principados, esse é um livro reconhecido como uma obra responsável por ajudar a construir o pensamento contemporâneo sobre governo, poder e Estado. 

No Príncipe fica claro o forte confronto entre as forças sociais, análise sobre leis e armas e qual a postura deve ser adotada por um nobre que irá assumir o governo da Itália, mas que pode ser aplicado em diferentes cenários políticos e usado como inspiração estratégica para governar. 

O pensador difundiu ideias sobre como é melhor para um governante ser temido ao invés de amado, mas mesmo assim evitando o ódio de seus súditos e os mantendo felizes, além de como controlar as finanças do reino e mantê-lo estável.

O termo maquiavélico que deriva do nome do autor do livro, ganhou o sentido de astúcia e  esperteza, mas  com o passar dos anos passou a ser associado a ideia de alguma atitude, pensamento ou ação maldosamente arquitetado. 

Para saber mais profundamente sobre o tema clique no link abaixo e adquira o livro diretamente da Amazon: 

O príncipe (Português) Capa dura

Nicolau Maquiavel


Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com a data da publicação desta postagem. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a Recreio pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.