Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Escola / Personagens

Conheça a história de 7 mestres da Medicina

Conheça médicos que revolucionaram a ciência ao longo do tempo

Letícia Yazbek Publicado em 15/05/2020, às 07h30 - Atualizado às 07h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Reprodução
Reprodução

1. Imhotep

Data e local de nascimento: por volta de 2655 antes de Cristo, Egito

Considerado o primeiro médico da história antiga, escreveu tratados sobre a medicina, reunindo informações sobre como diagnosticar e curar várias doenças comuns na época. Imhotep examinava pessoas e indicava o melhor tratamento. Também foi engenheiro e arquiteto.

2. Hipócrates

Data e local de nascimento: 460 antes de Cristo, Cós (Grécia).

É conhecido como o pai da medicina. A partir dos estudos que fez, ele percebeu que muitas epidemias tinham relação com fatores climáticos, alimentares e do meio ambiente. Hipócrates fez descrições que permitem o diagnóstico de doenças como malária, tuberculose, caxumba e pneumonia. Também realizou anotações sobre a anatomia humana.

3. Cláudio Galeno

Data e local de nascimento: 129 depois de Cristo, Pérgamo (atual Turquia).

Fez muitas descobertas importantes, como diferenciar veia de artéria e sangue venoso de sangue arterial. Ele propôs pela primeira vez que o corpo é controlado pelo cérebro e descobriu que os rins são responsáveis por filtrar a urina. Ainda identificou os sintomas da inflamação e de doenças infecciosas.

4. Andreas Vesalius

Data e local de nascimento: 31 de dezembro de 1514, Bruxelas (Bélgica).

Um dos precursores da anatomia moderna, dissecou vários cadáveres para entender o funcionamento dos órgãos, esqueleto, músculos e tendões. Cada descoberta foi relatada em ilustrações detalhadas, depois publicadas no livro Da Organização do Corpo Humano, de 1543. Assim, ele contribuiu muito para o estudo de doenças e tratamentos.

5. William Harvey

Data e local de nascimento: 1º de abril de 1578, Folkestone (Reino Unido).

Estudou o funcionamento do coração, veias e artérias. Concluiu que o coração é uma bomba que faz o sangue circular por todo o corpo, conduzido por veias e artérias. Em 1628, publicou o livro Sobre o Movimento do Coração e do Sangue, que reuniu informações sobre o sistema circulatório - provou que teorias aceitas havia 14 séculos estavam erradas.

6. Alexander Fleming

Data e local de nascimento: 6 de agosto de 1881, Lochfield (Escócia).

Em 1928, enquanto pesquisava sobre a gripe, observou uma cultura da bactéria estafilococo sendo destruída por um fungo que aparecera por acaso. Aí, isolou a substância que atacava a bactéria e desenvolveu a penicilina, o primeiro antibiótico da história. Com o medicamento, foi possível tratar doenças graves, como a tuberculose.

7. Maurice Wilkins

Data e local de nascimento: 15 de dezembro de 1916, Pongaroa (Nova Zelândia).

Primeiro a isolar uma molécula de DNA (presente no núcleo das células, carrega toda a informação genética de cada pessoa) e fotografá-la com raios X, descobriu a estrutura em dupla hélice do DNA. Isso causou uma revolução nos estudos de genética. Em 1962, Wilkins ganhou o prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina pelas descobertas que fez.


+Saiba mais sobre a Ciência por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

O livro da ciência, de Vários Autores (2016) - https://amzn.to/2WCqfA5

O Grande Livro de Ciências do Manual do Mundo, de Workman Publishing (2019) - https://amzn.to/2YRROYX

A História da Ciência Para Quem Tem Pressa, de Nicola Chalton e Meredith Mac Ardle (2017) - https://amzn.to/2yz6PUC

Ciência no cotidiano: Viva a razão. Abaixo a ignorância! de Natalia Pasternak e Carlos Orsi (2020) - https://amzn.to/2YMX4g2

Teoria Geral Do Estado E Ciência Política, de Alvaro Cicco (2020) - https://amzn.to/3ccHu1c

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Recreio pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/3doipA

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2WBSheM