Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Escola / Esportes

Como funciona o futsal?

O futsal é a adaptação do futebol de campo para as quadras. Saiba mais sobre esse esporte!

Letícia Yazbek Publicado em 13/07/2022, às 12h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de uma partida de futsal - Pixabay
Imagem ilustrativa de uma partida de futsal - Pixabay

Foco na bola

O objetivo das equipes é conduzir a bola até o gol adversário e evitar que o próprio gol seja atingido pelo outro time. A cada gol marcado, 1 ponto é adicionado. No final da partida, vence quem tiver mais gols.

Cronômetro rolando

A partida é dividida em dois tempos de 20 minutos cada um — com intervalo de 10 minutos. Cada equipe pode pedir dois tempos técnicos, um em cada período do jogo, de 1 minuto de duração cada um. Quando há necessidade de desempate, a prorrogação é feita em dois tempos de 5 minutos cada um.

Troca de peças

Os técnicos podem fazer substituições sempre que quiserem. As mudanças devem ser realizadas pela zona de substituição, que fica entre a quadra e o banco de reservas — o jogo não para nesse momento.

Futsal x futebol

Além do tamanho do campo de jogo e do número de jogadores, o futsal tem outras regras diferentes das do futebol de campo. Por exemplo: no campo, o arremesso de lateral é cobrado com as mãos, enquanto no futsal a bola deve ser repos ta sempre com os pés. Além disso, não existe impedimento no futsal.

Tudo bem marcado

A quadra possui várias linhas, que devem ser visíveis e ter sempre 8 centímetros de largura:

Linhas laterais e linhas de meta: marcam as laterais e os fundos da quadra, mostrando onde começa e onde termina a área de jogo.

Linha divisória: divide a quadra ao meio. No centro há um círculo de 10 centímetros de raio. Ali fica a bola para o início do jogo. Ao redor está o círculo central (3 metros de raio).

Linhas da área penal: ficam em cada extremidade da quadra e formam um semicírculo com raio de 6 metros. Dentro, de frente para o gol, existe um círculo, onde a bola é colocada para a cobrança de pênalti.

Da defesa ao ataque

As equipes são formadas por cinco jogadores em quadra (sendo um goleiro) e nove reservas:

1. Goleiro: é o último jogador de defesa e o único que pode segurar a bola com as mãos.

2. Fixo: defende os ataques da equipe adversária. A função é a mesma que a do zagueiro do futebol de campo.

3. Alas (esquerdo e direito): trabalham nas laterais, criando jogadas de ataque e conduzindo a bola até o gol adversário.

4. Pivô: principal jogador de ataque, fica mais próximo ao gol adversário.