Recreio
Corpo Humano / Saúde

Usar máscara ajuda a evitar o coronavírus?

Entenda como essa medida pode ajudar na prevenção da doença

Letícia Yazbek Publicado em 27/03/2020, às 14h30

Máscara: É eficaz no combate ao vírus? - Pixabay
Máscara: É eficaz no combate ao vírus? - Pixabay

Em meio à pandemia causada pelo novo coronavírus, muito se fala sobre as melhores medidas de prevenção à doença. Uma das principais dúvidas da população está relacionada ao uso das máscaras.

O uso de imagens de pessoas usando máscaras, feito por diversos meios de comunicação, ajudam a passar a ideia de que essa medida deve ser tomada para nos protegermos do vírus.

Segundo os especialistas, o uso da máscara não impede que a infecção aconteça. Isso porque, se o vírus estiver na mão e a pessoa coçar os olhos, será contaminada. Além disso, costumamos tocar na máscara com frequência para ajustá-la no rosto, e isso também pode fazer com que a mão contaminada entre em contato com os olhos, boca, nariz ou com a parte interna do objeto.

A máscara deve ser utilizada apenas por pessoas que testaram positivo para o novo coronavírus ou que apresentam sintomas como tosse, febre e coriza, também comuns à gripe. Dessa forma, ela impede que as gotículas de saliva entre em contato com as outras pessoas.

As medidas mais eficazes contra o coronavírus são a higiene frequente das mãos e o isolamento social. É essencial evitar aglomerações e permanecer em casa, saindo apenas em ocasiões fundamentais. Enquanto estiver na rua e ao voltar para casa, lembre-se de lavar bem as mãos com sabão ou usar o álcool em gel com concentração de 70%.