Recreio
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Corpo Humano / Saúde

Prato brasileiro: A refeição ideal

A combinação de arroz, feijão, carne, legumes e verduras traz as vitaminas e nutrientes necessários para o dia a dia

Letícia Yazbek Publicado em 09/03/2020, às 12h00 - Atualizado em 26/03/2022, às 09h00

Imagem ilustrativa de um prato de comida brasileiro - Pixabay
Imagem ilustrativa de um prato de comida brasileiro - Pixabay

Você já ouviu falar que o prato típico do brasileiro é a refeição ideal? Isso é mesmo verdade! Saiba por que essa refeição é tão completa.

Cheio de ferro

Uma das principais fontes de proteína da culinária brasileira, o feijão também é rico em vitaminas, fibras e nutrientes, como o ferro. Ele ajuda a evitar a anemia, auxilia a manter a saúde do coração, do cérebro e dos intestinos, e ainda diminui o risco de diabetes e colesterol alto. O feijão também tem baixos níveis de gordura e sódio, que, se consumidos em excesso, podem fazer mal ao organismo.

Sempre juntos

Companheiro inseparável do feijão, o arroz é rico em carboidratos e nutrientes responsáveis por fornecer energia ao organismo. Também é cheio de vitaminas e minerais essenciais para manter o funcionamento do corpo. Quando combinado com o feijão, ele fornece todos os aminoácidos necessários para a construção dos tecidos e manutenção das células.

Muita proteína

A carne bovina é rica em proteínas, ferro e zinco, e ainda tem vitamina B12, importante para a formação do sangue e o funcionamento do sistema nervoso. Ela ainda ajuda a prevenir anemia, diabetes e problemas cardíacos, mas os cortes gordurosos devem ser evitados. A carne branca (aves e peixes) também é rica em vitaminas e nutrientes, e tem menos gordura do que a bovina. E a carne de porco, de vitaminas, minerais e proteínas, deve ser consumida com moderação por causa da presença de gordura.

Cansado das carnes?

Uma boa opção para variar e turbinar sua refeição é o ovo. Mexido ou cozido (evite a fritura!), ele tem vitamina B12, vitamina A, cálcio, ferro, zinco, potássio e vitamina E – a maioria fica na gema. O ovo ajuda a manter o cérebro saudável, fortalece os ossos e protege a saúde dos olhos. Ele também auxilia no crescimento quanto na manutenção dos músculos.

Um pouco de cada

Os legumes e verduras são alimentos essenciais em uma refeição completa. O ideal é consumir uma porção de vegetais diferentes a cada dia, pois eles oferecem diferentes nutrientes de acordo com a coloração. Olhe só:

Verdes: brócolis, rúcula e espinafre, entre outros, agem na renovação das células do sangue e fortalecem o sistema imunológico.

Vermelhos: opções como pimentão, tomate e rabanete são ricas em vitamina C e ajudam na manutenção da saúde da pele.

Laranjas: inclua no seu prato, por exemplo, cenoura e abóbora, que ajudam no bom funcionamento da visão e auxiliam na prevenção de doenças como bronquite.

Brancas: nada de fazer careta para cebola, couve-flor, alho... Eles atuam contra processos inflamatórios e alergias, e ajudam a fortalecer os sistemas imunológico e circulatório.

Roxas: dê uma chance para berinjela, repolho roxo e beterraba. Essas opções atuam na preservação da memória e na proteção contra doenças do coração.