Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Corpo Humano / Esportes

Por que andar de bicicleta faz bem?

Além de ser trazer vários benefícios para a saúde, andar de bicicleta ajuda o ambiente e é divertido!

Letícia Yazbek Publicado em 22/06/2020, às 13h00 - Atualizado às 18h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Getty Images
Getty Images

Andar de bicicleta traz vários benefícios ao organismo humano. A atividade fortalece os músculos, mantém as articulações saudáveis e melhora a postura, a frequência cardíaca e o fôlego. A atividade também aumenta a capacidade cerebral e regulariza a atividade intestinal.

Além disso, pedalar alivia o estresse, fazendo com que você durma melhor, e aumenta a energia. A sensação de liberdade em cima de uma bike faz com que você se sinta feliz e pronto para as atividades do dia!

Quem já sabe pedalar pode acomeçar fazendo trajetos curtos, em ruas de pouco movimento, usando a bike. Além de ser divertido é mais rápido do que andar a pé - pedalando, você alcança uma velocidade três vezes maior da que conseguiria atingir andando, e usa a mesma quantidade de energia corporal.

Colocar sua bicicleta nas ruas também ajuda o ambiente, pois não libera poluente no ar, como fazendo os carros. E, para produzir uma bicicleta, é necessário apenas 5% dos materiais usados para fabricar um carro. As bikes também ocupam menos espaço nas ruas e estacionamentos - sabia que 20 bicicletas podem ser estacionados no lpugar de um carro?

Se você não sabe andar de bike, saiba que nunca é tarde para aprender! Pegue uma emprestada e procure um lugar pouco movimentado. Aí, comece aos poucos: pegue impulso usando os pés, sem pedalar. Quando estiver confiante, comece a usar os pedais. Também é legal chamar um amigo que já sabe andar para ajudar com dicas. E, se cair, não desista! Levante-se e tente mais uma vez.

Sempre que for andar de bike, use um kit de segurança: capacete, joelheiras, cotoveleiras e luvas. Para evitar lesões, faça alongamento antes e depois de se exercitar.