Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Corpo Humano / Jeremy Renner

O que é um trauma torácico, lesão sofrida por Jeremy Renner, o Gavião Arqueiro?

Ator foi hospitalizado após acidente na neve no último domingo, 01, e passou por duas cirurgias

Izabela Queiroz Publicado em 03/01/2023, às 15h13 - Atualizado em 05/01/2023, às 12h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jeremy Renner como Clint Barton, o Gavião Arqueiro - Reprodução/ Marvel Entertainment
Jeremy Renner como Clint Barton, o Gavião Arqueiro - Reprodução/ Marvel Entertainment

Internado em estado crítico, mas estável em uma Unidade de Terapia Intensiva em Nevada, Estados Unidos, o ator Jeremy Renner, passou por duas cirurgias após sofrer um grave acidente no último domingo, 01, enquanto tirava a neve da frente de sua casa no Condado de Washoe.

Isso porque, de acordo com testemunhas do local, o astro que interpreta o Gavião Arqueiro no Universo Cinematográfico Marvel teve uma de suas pernas atingidas por uma máquina de retirar neve chamada Snowcat, no momento em que realizava a limpeza.

Conforme informações concedidas pela prefeita da cidade de Reno, Hillary Schieve, o acidente ocorreu após Renner sair para tentar ajudar um desconhecido que havia ficado com o carro preso na nos aglomerados de neve.

Ele estava ajudando uma pessoa atolada na neve. Ele sempre está ajudando os outros", disse a prefeita em entrevista ao "Reno Gazette Journal", jornal local.

Com isso, devido à proporção do acidente, Jeremy foi levado de helicóptero até a ajuda médica e segundo o representante do ator, ele acabou sofrendo “trauma torácico contuso e lesões ortopédicas”.

As lesões ortopédicas podem indicar que ele teve fraturas, contusões, luxações ou lesões musculares.  — Mas o que é um trauma torácico?

TRAUMA TORÁCICO

O trauma torácico é o nome dado para lesões físicas que podem ocorrer na região do peito e que podem afetar também as costelas, coração e pulmões e são as responsáveis por 25% de todas as lesões traumáticas.

No entanto, o representante conta que o caso de Renner é um “trauma torácico contuso”. Isso significa que a lesão que atingiu a região peitoral do ator se deu por uma pancada ou um impacto, ou seja, o objeto que colidiu com Jeremy não perfurou a sua pele.

O QUE A LESÃO PODE CAUSAR?

No caso de Renner, ainda não foram expostos os sintomas do ator, mas, levando em consideração o local da contusão, em casos mais graves é possível que alguns apresentem dificuldade para respirar, visto que a parte respiratória do sistema humano pode ser afetada, tanto por lesão direta nos pulmões (contusão pulmonar e ruptura traqueobrônquica), quanto nas vias respiratórias (hemotórax, pneumotórax e tórax instável).

Além disso, é possível que a circulação também seja afetada, já  que podem ocorrer sangramentos que levam ao choque e diminuição do retorno venoso prejudicando o enchimento cardíaco causando hipotensão, ou seja, uma pressão arterial baixa que pode levar a desmaios, tonturas e até mesmo, à morte.

Também é possível que o paciente tenha lesão cardíaca direta, que pode resultar em insuficiência cardíaca e/ou distúrbios de condução ou até mesmo lesões sobrepostas umas às outras e em outras regiões do corpo, como no abdômen, por exemplo.

COMO É O TRATAMENTO?

O tratamento é realizado com profissionais da medicina, onde procedimentos como a drenagem torácica pode ser necessária  em caso de um pneumotórax, ou ainda, fisioterapia respiratória e assistência ventilatória.

Agora, caso quem tenha sofrido o acidente tenha sintomas de obstrução parcial ou completa das vias respiratórias é necessário que seja levado para a intubação, a fim de que a respiração seja controlada. Há ainda casos que são levados a UTI, como ocorreu com Renner, onde cada lesão receberá um tratamento diferente.