Recreio
Corpo Humano / Alimentação

Conheça 8 mitos e verdades sobre a alimentação

Comer bolo quente realmente faz mal? Faz mal tomar sorvete enquanto estamos gripados? Descubra se essas crenças são verdadeiras

Redação Publicado em 08/07/2021, às 12h00 - Atualizado às 17h46

Imagem ilustrativa de um bolo de chocolate - Pixabay
Imagem ilustrativa de um bolo de chocolate - Pixabay

1. Comer manga com leite faz mal?

Essa história é um mito! Os dois são ótimos alimentos e não há problemas em juntá-los para fazer sucos, sorvetes ou vitaminas, por exemplo. Só pessoas que tenham dificuldade em digerir a manga ou o leite é que devem evitar o consumo desses alimentos.

2. Não se deve fazer esforço após as refeições?

É verdade. Boa parte do sangue do corpo se concentra nos órgãos do sistema digestório depois das refeições, para ajudar no processo de digestão que demora cerca de 2 horas. Durante esse tempo, é melhor evitar fazer muito esforço - deixe a atividade física para outra hora. Senão, o sangue será desviado para os músculos, atrapalhando o processo de digestão.

3. Comer bolo quente faz mal?

Comer bolo quente não dá dor de barriga nem faz qualquer mal. Conforme o alimento passa pelos órgãos da digestão, a temperatura dele vai se adequando a do organismo e fica tudo bem. O único cuidado é prestar atenção não queimar a língua, que é muito sensível.

4. Comer espinafre nos deixa mais fortes?

O espinafre, assim como outras verduras de folhas escuras, é rico em ferro, vitamina A e B e sais minerais. Esses elementos ajudam a garantir o bom funcionamento do organismo, previnem a anemia (causa da fraqueza) e ajudam a garantir energia para as células – por isso, você também fica forte, como marinheiro Popeye!

5. Faz mal tomar sorvete quando estamos gripados?

Quando estamos resfriados ou gripados, ficamos com as mucosas da garganta e do nariz inflamados. Para ajudar na recuperação, o corpo envia pelo sangue mais células de defesa para as regiões afetadas. O frio do sorvete ou de bebidas geladas faz com que os vasos sanguíneos se fechem um pouco, diminuindo o fluxo de sangue e atrapalhando a chegada das células de defesa. Por isso, é melhor não tomar sorvete nesses momentos.

6. Beber água ajuda a parar o soluço?

O soluço é causado por um descompasso na respiração que causa a contração involuntária do diafragma, um músculo que fica entre o peito e a barriga e controla a entrada de ar. Bebendo pequenos goles de água, interrompemos a respiração por alguns instantes e podemos reverter o descompasso, dando um fim no soluço.

7. Beber água com açúcar acalma?

A mistura de água com açúcar não tem efeito calmante – o açúcar é, na verdade, uma poderosa fonte de energia. Porém, quando alguém está assustado ou nervoso e bebe água com açúcar pode se sentir um pouco melhor, pois o açúcar leva à sensação de bem-estar. Além disso, ao fazer essa pausa, aos poucos nos desligamos do problema e nos tranquilizamos.

8. Tomar canja de galinha cura o resfriado?

O caldo quente dá sensação de conforto, que alivia o mal-estar causado pela gripe. Além disso, os cientistas descobriram que, durante o cozimento, a carne de galinha libera uma substância que deixa as secreções produzidas pelo corpo mais líquidas – com isso, elas podem ser eliminadas com mais facilidade.

Consultoria:  Carlos Navas (professor do Departamento de Fisiologia da Universidade de São Paulo).